Gênero:
História em quadrinhos
HABILIDADES
:
(EF15LP04)
Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressos
gráfico- visuais em textos multissemiótico.
(EF35LP01)
Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com a autonomia
e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
(EF35LP03)
Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF15LP14)Construir
o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e
palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras,
onomatopeia)
(EF15LP14)Interpretar
recursos gráficos( tipos de balões, de letras, onomatopeia)
(EF01LP39)Construir
pela observação da sequência de imagens, o sentido de uma narrativa
visual (livros de imagem , história em quadrinhos)
(EF01LP37)
identificar os constituintes básicos da estrutura de narrativa ficcional lida
ou ouvida : personagens , tempo, espaço.
OBJETIVO DA APRENDIZAGEM:
-Reconhecer
o uso dos balões em cada quadrinho;
-Produzir
histórias em quadrinhos;
-Saber a
função de cada pontuação em uma frase;
-Identificar
e utilizar adequadamente das onomatopeias;
-
Identificar os elementos organizacionais e estruturais de tirinhas e sua
finalidade.
-
Interpretar textos que conjugam duas linguagens – a verbal e não verbal.
METODOLOGIA
:
AULAS
DOS DIA 20/04/2020 (dois períodos) E 21/04/2020 ( 1 período)
Vamos
ver esse vídeo explicativo sobre os HQ's
História em quadrinhos
Origem
As histórias em quadrinhos têm o objetivo de contar
uma história, ficcional ou não, que representa feitos da humanidade em sua
época. Então, entendendo a representação que a história em quadrinhos faz, é
possível associar sua origem ainda com as pinturas
rupestres, que há
35 mil anos eram a forma de representação que os seres humanos usavam para
contar e relatar suas vidas e cotidianos, com explicações e descrições
sequenciais de acontecimentos.
Depois da arte rupestre, é possível ainda ver essa
forma de narrativa retratando, por exemplo, a unificação do Egito Antigo , bem como na Grécia
Antiga,
com os vasos gregos que representavam atividades cotidianas e feitos
épicos. Essas narrativas mostravam a cultura de
um dado povo, em uma dada época, representando temas filosóficos e modelos de
comportamento que guiavam as populações em suas culturas. Assim, nascem os
heróis, que servem como modelos para os cidadãos comuns.
No fim do século XIX, com a invenção
da prensa a
vapor, nasceram os quadrinhos no formato que conhecemos hoje. A prensa a vapor
passou, então, a imprimir mais impressões em menos tempo, fazendo com que os
impressos alcançassem um público muito maior
(
O conteúdo desse quadro é apenas para título de informação , não sendo
necessário copiar. Mas o aluno que quiser ter essa informação registrada no
caderno pode copiar ou imprimir esse quadro e colar no caderno).
Elas compõem o quadro dos chamados textos narrativos, onde a história se passa
com diferentes tipos de personagens, ocorridas em determinado local, durante
certo espaço de tempo. Geralmente, o objetivo maior é o entretenimento com
forma de divertir, causar o humor. Mas podem também transmitir uma
informação, uma alerta à população. Como é o caso das famosas campanhas
comunitárias relacionadas a riscos de doenças, ao desperdício de água, aos
problemas causados pelo trânsito, entre outros.
Elas possuem características específicas:
*O
diálogo entre os personagens aparece através de balões, sendo que eles variam
muito de formato.
* Os sinais de pontuação são variados, reforçando a voz dos personagens e indicando o modo como eles revelam seus sentimentos, como raiva, espanto, alegria, tristeza.
* Há também a presença das onomatopeias, causando certa animação à história, por meio de sons produzidos por pessoas (zzz, para o sono, rrr, para o rosnado de um cão, entre outros), e por ambientes (crash, para a batida de um carro ou buuum para representar uma explosão).
*São compostas por uma linguagem verbal (com fala) e uma não verbal (somente imagens), fazendo uma associação entre imagens e palavras procurando facilitar o entendimento do leitor .
* Os sinais de pontuação são variados, reforçando a voz dos personagens e indicando o modo como eles revelam seus sentimentos, como raiva, espanto, alegria, tristeza.
* Há também a presença das onomatopeias, causando certa animação à história, por meio de sons produzidos por pessoas (zzz, para o sono, rrr, para o rosnado de um cão, entre outros), e por ambientes (crash, para a batida de um carro ou buuum para representar uma explosão).
*São compostas por uma linguagem verbal (com fala) e uma não verbal (somente imagens), fazendo uma associação entre imagens e palavras procurando facilitar o entendimento do leitor .
BALÃO
ONOMATOPEIAS
LINGUAGEM
- VERBAL : quando há balões com diálogos entre os personagens
Leia as tirinhas abaixo e responda:
- VERBAL : quando há balões com diálogos entre os personagens
Leia as tirinhas abaixo e responda:
ATIVIDADES
1)Explique o que significam
as onomatopeias encontradas na tirinha:
Cebolinha:
1º quadro:___________________________________________
1º quadro:___________________________________________
2º quadro:__________________________________________
3ºquadro:__________________________________________
Mônica:
1º quadro:_______________________________
3º
quadro:_______________________________
Anjinho
1º
quadro:_______________________________
2º
quadro:_______________________________
3º
quadro:_______________________________
2) Por que o Cebolinha ficou
com raiva do Anjinho?
( )
Ele caiu no chão ( )Ele não ajudou e
ainda apanhou da Mônica
( )A Mônica foi embora
( ) Ele chorou
3) Percebemos nessa tirinha alguns sentimentos, que mudaram ao longo dos acontecimentos. Que sentimentos os personagens expressaram na tirinha?
Mônica:
1º quadro:_______________________________
2º
quadro:_______________________________
3º
quadro:_______________________________
Cebolinha
quadro:_______________________________
2º
quadro:_______________________________
3º
quadro:_______________________________
Anjinho:
1º quadro:_______________________________
1º quadro:_______________________________
2º
quadro:_______________________________
3º
quadro:_______________________________
4) Por que a Magali está chorando ?
R.:_____________________________________________
5)Magali demonstrou três sentimentos diferentes, um em cada quadro. Que sentimentos são esses?
R.:_____________________________________________
6) O que significam as onomatopeias dos:
1º
quadro____________________________
2ºquadro
____________________________
3ºquadro
_____________________________
7) Por que o Cascão não quis
ir para a Sibéria e preferiu o Saara?
R:________________________________________________
o meu do notebook esta com as imagens reviradas diferentes da do celular esta confuso todos os meus blogs do tablet notebook celular estao tudo diferente dai nao sei a ordem das atividades dos textos ou das imagens , a ordem importa?? se importar vou ter que esperar ate alguem me dizer a ordem ??? nao sei a odem de escrever vou esperar reposta ou aqui no blog ou no grupo !!!?
ResponderExcluir.
ExcluirENTENDO, MAS O BLOG ABRE DE DIFERENTES FORMAS PARA CADA MODELO DE CELULAR, TABLET O COMPUTADOR. POR CAUSA DISSO COLOQUEI CO GRUPO AS IMAGENS CERTINHAS.
ExcluirArtur do Nascimento Pereira, estou colocando o nome dele só hoje, pois só fiquei sabendo hoje que era para colocar.
ResponderExcluirMikaella noschang
ResponderExcluirOi Prof! Rhyan está com a missão cumprida. Ele adorou
ResponderExcluirGabriel Bento
ResponderExcluirJoão Pedro Tomaszewski de Souza
ResponderExcluirEmanuelly Hofstetter
ResponderExcluirGabriel Mamoru
ResponderExcluirLuiza Nascimento Marques
ResponderExcluirARTHURO OTT USHER
ResponderExcluir