HISTÓRIA



  Ler o texto abaixo e copiar no caderno de história . Qualquer dúvida coloque aqui nos comentários que responderei assim que possível.  

OBSEVAÇÃO: Com relação as imagens, peco que deixem  linhas em branco no local onde vamos colar, que quando voltarmos eu darei para vocês completarem o caderno.    

                                     HISTÓRIA 

         A seguir a lista dos tratados que vamos trabalhar. Um tratado é um acordo, verbal ou escrito, entre pessoas, empresas e governos, para que o combinado seja bom para ambos.

Tratados para incorporação de territórios


                                    O TRATADO DE TORDESILHAS

O QUE É : um documento assinado em junho de 1494, na vila espanhola de Tordesilhas. 

QUEM ASSINOU : Portugal e Espanha.
QUAL O MOTIVO DESSE TRATADO: delimitaram, através de uma linha imaginária, as posses portuguesa e espanhola no território da América do Sul, chamado de “Novo Continente”.

LOCALIZAÇÃO : a 370 léguas de Cabo Verde. O território a oeste da linha ficaria com a Espanha e a leste, Portugal. De acordo com alguns mapas, o território português no Brasil começava próximo a onde atualmente se encontra Belém, no Pará, e descia em linha reta até perto de Laguna, em Santa Catarina.

OBJETIVO: era acabar com as disputas de território desde que o novo continente havia sido “descoberto”, dois anos antes.
  
            Para os portugueses, o tratado era altamente positivo, pois lhes assegurava a posse do litoral atlântico da África, região que já vinham explorando.
        Com o passar do tempo, os portugueses começaram a invadir o território espanhol. Dessa maneira, o Brasil começou a ter os contornos que conhecemos hoje. A Espanha, que precisava tomar conta de um domínio muito extenso, não conseguiu se defender das investidas portuguesas. Assim, em 1750, o Tratado de Tordesilhas foi oficialmente desconsiderado e atualizado para o Tratado de Madrid.
 


Tratado de Tordesilhas


 Original do Tratado de Tordesilhas. Créditos: Biblioteca Nacional de Lisboa

mapa do tratado de tordesilhas 


Resultado de imagem para mapa do tratado de tordesilhas

Por que Portugal e Espanha?
                   Esses dois países não dividem apenas a Península Ibérica*. No século XV, os dois países eram as maiores potências mundiais na expansão marítimo - comercial da Europa, que buscava aumentar seus lucros à procura de novas rotas comerciais.
                    Enquanto Portugal conquistou uma série de domínios ao longo da costa africana, os espanhóis finalizaram a formação de seu Estado nacional em 1492 e a nação apostou no projeto do navegador Cristóvão Colombo, que chegou ao continente americano achando que estava nas Índias.




TRATADO DE MADRI

O QUE É: um documento assinado em 13 de janeiro de 1750, na cidade de Madri
 .
QUEM ASSINOU : Portugal e Espanha

QUAL O MOTIVO: eram negociações  entre Portugal e Espanha visando resolver as tensões que envolviam principalmente a região do Prata. Através deste Tratado, Portugal cedia a Colônia do Sacramento (no Uruguai) para a Espanha. Esta, por sua vez, dava o território ocupado pelos Sete Povos das Missões (no RS). O acordo foi assinado em 13 de janeiro de 1750 entre os reinos de Portugal e Espanha.

OBJETIVO: tinha o objetivo de substituir o Tratado de Tordesilhas (1494), estabelecendo assim, novas fronteiras entre as colônias de Portugal e Espanha na América.

Resultado de imagem para mapa do tratado de madrid 

CONSEQUÊNCIAS: Alguns historiadores afirmam que o Tratado de Madri estabeleceu, em linhas gerais, os atuais contornos do Brasil, exceto por algumas áreas no norte e no noroeste que seriam ajustadas mais adiante.. Aumento do território colonial brasileiro após o Tratado de Madri

                       O mapa acima revela a expansão territorial portuguesa na América do Sul confirmada pelo Tratado de Madri. Este acordo anulou oficialmente o Tratado de Tordesilhas. Note-se a importância da atividade bandeirante no processo de constituição do território brasileiro.

                    Se havia conciliação de interesses entre Portugal e Espanha, a mesma situação não ocorria entre os colonos atingidos pelo tratado de Madri. Os jesuítas espanhóis não aceitaram os termos do acordo que exigiam sua retirada das Missões dos Sete Povos.

                    Aqueles religiosos não pretendiam deixar indígenas catequizados para serem explorados pelos colonos portugueses. O que se assistiu, na sequência, foi a uma guerra na região, a Guerra Guaranítica (1753-1756).   

Guerra Guaranítica (1753-1756) ou Guerra dos Sete Povos foi o conflito armado envolvendo as tribos Guarani das missōes jesuíticas contra as tropas espanholas e portuguesas, como consequência do Tratado de Madrid (1750) que definiu uma linha de demarcação entre o território colonial espanhol e português na América do Sul
 

                    O conflito terminou com a morte de mais de 1500 índios guaranis e uma forte indisposição da Coroa espanhola com os jesuítas que apoiaram o levante indígena contra a ordem do Estado. Afinal, se Portugal e Espanha, Estados soberanos, haviam firmado um acordo, todos os súditos deveriam segui-los. Isso revela uma insubordinação  dos jesuítas que acabou a permanência na América . Em 1761, foi decretado  pela Coroa espanhola sua expulsão da área, Portugal já havia feito o mesmo  com os jesuítas em 1759.

 VOCABULÁRIO:

Légua  - unidade de medida antiga. Uma légua = 6600m ou seja 8km 600
Península -  é um espaço de terra que é quase uma ilha, porém ainda mantém um trecho de conexão com o continente. No caso da Península Ibérica, ela está banhada pelo mar mediterrâneo e pelo oceano atlântico, e unida ao continente pela fronteira da Espanha com a França.
Levante -  revolta, motim
insubordinação -  desobediência
 
DICA DE LEITURA PARA APRIMORAR O  CONHECIMENTO SOBRE OS SETE POVOS DAS MISSÕES:





TRATADO DE SANTO  ILDEFONSO 


O QUE É:  um documento  assinado em  01 de outubro de 1777, na cidade de Ildefonso, província de Segóvia na Espanha .

QUEM ASSINOU:  Portugal e Espanha 

QUAL O MOTIVO DESSE TRATADO:finalizar os conflitos entre as duas nações, que existia a três séculos.

OBJETIVO: o objetivo desse tratado foi  a retomada do tratado de Madri que havia sido anulado em 1761 por outro tratado. Assim a Colônia do sacramento (Uruguai) foi devolvida para a Espanha  junto com os Sete Povos das Missões e a Espanha devolveu a Ilha de Santa Catarina para Portugal.

CONSEQUÊNCIAS : sua assinatura encerra os conflitos entre Portugal e Espanha .  


PRIMEIRO VÍDEO QUE FAÇO, PERDOEM -ME A QUALIDADE MAS FIZ DE CORAÇÃO .




Comentários

  1. Olá Claudia, estou testando. Penso que os pais podem dar retorno por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão professor. Sim estou em comunicação com eles por aqui já. Abraço.

      Excluir
  2. Prof, nesse texto não está falando sobre o Tratado de Santo Ildefonso, no início foi falados dos 3, daí falta esse né

    ResponderExcluir
  3. As tarefas tem sido excelentes.. Meu filho tem o horário escolhido e NIS reunimos todos juntos para realizar as tarefas!!!todos juntos somos mais fortes!!!e logo logo estaremos todos juntos e venceremos esse vírus!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário