PORTUGUÊS - AULA 2

OLÁ  PESSOAL! 

Vou postar aqui a nossa aula sobre  pontuação. Na turma 5ª 01  passei no quadro apenas sobre o ponto final e na 5ª 03 passei  o ponto final e os dois pontos. Aqui vou colocar tudo desde o início, portanto cuidem na hora de copiar. 

                                                                   Pontuação                                        

       Sinais de pontuação são recursos que dão às frases ritmo, entoação e pausa, bem como indicam limites na leitura e sentido. Na escrita, substituem, em parte, o papel desempenhado pelos gestos na fala, garantindo coesão, coerência e boa compreensão da informação transmitida.

1. Ponto (.)

O ponto pode ser utilizado para:

a) Indicar o final de uma frase declarativa:

     Ex .: Acho que Moisés está gostando de você.

b) Separar frases:

     Ex.: Ela vai estudar mais tempo. Ainda é cedo.

 c) Abreviar palavras:

    Ex.: V. Ex.ª (Vossa excelência)

 

2. Dois-pontos (:)

Deve ser utilizado com as seguintes finalidades:
 a) Iniciar fala de personagens:
    Ex.:
   Ela gritou:

   – Vá embora!

b) Enumerações ou sequência de palavras que explicam e/ou resumem ideias anteriores.

Ex.:
Esse é o problema dessa geração: tem liberdade, mas não tem responsabilidade.

Anote meu número de telefone: 863820847.

c) Anteceder frase dita por outra pessoa :

Ex.:
É como disse Platão: “De todos os animais selvagens, o homem jovem é o mais difícil de domar.”

 

 3. Reticências (...)

Usa-se para:
a) Indicar dúvidas ou hesitação:

Ex.:
Sabe... preciso confessar uma coisa: naquela viagem gastei todas as minhas economias.

b) Interromper uma frase :

Ex.:
Talvez se você pedisse com jeitinho...

c) Concluir uma frase  incompleta com a intenção de estender a reflexão:

Ex.:

Desemprego,insegurança,  pessoas sem ter onde morar, escândalos ligados à corrupção... assim caminha a humanidade.

d). Suprimir palavras:
  
Ex.:

“O Cristo não pediu muita coisa. (...) Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros.” (Chico Xavier)


 4. Parênteses ( )

Os parênteses são usados para:

a) Isolar palavras, frases intercaladas de caráter explicativo, datas e, também, podem substituir a vírgula ou o travessão:

Ex.:

Rosa Luxemburgo nasceu em Zamosc (1871).

Numa linda tarde primaveril (meu caçula era um bebê nessa época), ele veio nos visitar pela última vez.

 

5. Ponto de exclamação (!)

Em que situações utilizar:

a) Após um chamamento:
Ex.:
Juliana, bom dia!

b) Final de frases imperativas (que determinam o que se deve fazer):
Ex.:
Fuja!

c) Após frases que demonstram apelos,  sensações:
 Ex.:
Ufa! Graças a Deus!

d) Após palavras ou frases de caráter emotivo, expressivo:
Ex.:
Que tristeza!

 

 6. Ponto de interrogação (?)

Quando utilizar:

a) Em perguntas diretas:
Ex.:
Quando você chegou?

b) Às vezes, pode ser utilizada junto com o ponto de exclamação para enfatizar o enunciado:
Ex.:
Não acredito, é sério?!

7. Vírgula (,)

Esse é o sinal de pontuação que exerce o maior número de funções, por isso aparece em várias situações. A vírgula marca pausas no enunciado, indicando que os termos por ela separados não formam uma pausa.
A seguir confira algumas situações em que se deve utilizar vírgula.

a) Separar o chamamento de uma ordem:
 EX.:
Marília, vá à padaria comprar pães para o lanche.

b) Separar uma explicação:

 EX.:

 Camila, minha filha caçula, presenteou-me com este relógio.

Os políticos, muitas vezes, visam somente os próprios interesses.

d) Separar elementos de uma enumeração:

 EX.:

 Meus bolos prediletos são os de chocolate, coco, doce de leite e nata com morangos.

e) Isolar expressões explicativas:

 EX.:

Faça um bolo de chocolate, ou melhor, de chocolate e morangos.

h) Isolar o nome do lugar na indicação de datas:

 EX.:


São Paulo, 10 de Dezembro de 2016.

j) Marcar a omissão de uma palavra :

 EX.:


Maria gosta de praticar esportes, e eu, de comer. (omissão do verbo gostar)

 

 8. Ponto e vírgula (;)

a) Utiliza-se ponto e vírgula para separar os itens de uma sequência de outros itens:

Para preparar o bolo vamos precisar dos seguintes ingredientes:

1 xícara de trigo;

4 ovos;

1 xícara de leite;

1 xícara de açúcar;

1 colher de fermento.

b) Utilizamos ponto e vírgula, também, para separar frases muito extensas ou em frases já se tenha utilizado a vírgula:

“O rosto de cor amarelada e sem expressão, numa calma , era pronunciadamente grande, o que mais se acentuava no fim da vida, quando a bronquite crônica de que sofria desde moço se foi transformando em forte asma cardíaca; os lábios grossos, o inferior um tanto tenso." (O Visconde de Inhomerim - Visconde de Taunay)

9. Travessão (—)

Otravessão deve ser utilizado para os seguintes fins:


a) Iniciar a fala de um personagem:

 EX.:

 Então ela disse:
— Gostaria que fosse possível fazer a viagem antes de Outubro.

b) Indicar mudança do interlocutor nos diálogos:

  EX.:

— Querido, você já lavou a louça?

— Sim, já comecei a secar, inclusive.

c) Unir grupos de palavras que indicam itinerários:

 EX.:

 O descaso do poder público com relação à rodovia Belém—Brasília é decepcionante.

d) Substituir a vírgula em expressões ou frases explicativas:

 EX.:

Dizem que Elvis — o rei do rock — na verdade, detestava atuar.

 

 10. Aspas (“”)

As aspas são utilizadas com os seguintes objetivos:

a) Isolar palavras ou expressões que fogem à norma culta, como gírias, estrangeirismos e expressões populares:

 EX.:

 A aula do professor foi “irada”.

Ele me pediu um “feedback” da resposta do cliente.

b) Indicar uma fala direta:

 EX.:

 “Ia viajar! Viajei. Trinta e quatro vezes, às pressas, bufando, com todo o sangue na face, desfiz e refiz a mala.” (O prazer de viajar - Eça de Queirós)

Observação: Quando houver necessidade de utilizar aspas dentro de uma sentença  (frase) onde ela já esteja presente, usa-se a marcação simples ('), não dupla (").
 

ATIVIDADES:

 

 2) Leia a fábula  abaixo  e responda as  perguntas :

 

 a) Com que finalidade foi utilizado os dois  - pontos no fim do primeiro parágrafo?

_____________________________________________________

_____________________________________________________

b)  Na frase: " - Por favor formigas, me ajudem,acho que vou morrer, estou com muita fome. Me deem um pouco de trigo!"  Explique o uso das  vírgulas e do ponto de exclamação.

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

 c) No fim da fábula está escrito : !Fábula de Esopo. Adaptação Sala de atividades. " Aqui percebemos o uso  do ponto final duas vezes. Por que isso ocorre?

 _____________________________________________________

___________________________________________________________

3) PONTUE AS FRASES ABAIXO ADEQUADAMENTE:

A)   MARIA E JOANA FORAM AO TEATRO
B)   CAMILA COMPROU UMA CALÇA UMA BLUSA E UMA SANDÁLIA
C)   QUE DIA É HOJE
D)   OLHA QUE CARRO LINDO
E)   MAMÃE DISSE
VOCÊ JÁ JANTOU
F)   QUE FILME MARAVILHOSO
G)   NÃO VOU AO CINEMA
H)   CARLOS VENHA ALMOÇAR


4)    COMPLETE O TEXTO ABAIXO COM A PONTUAÇÃO CORRETA:

    MEU AMIGO LANÇA FORA ___ ALEGREMENTE ___ O JORNAL QUE ESTÁ LENDO E DIZ___
    ___ CHEGA ___ HOUVE UM DESASTRE DE TREM NA FRANÇA ___ UM ACIDENTE DE MINA NA INGLATERRA ___ UM SURTO DE PESTE NA ÍNDIA ___ VOCÊ ACREDITA NISSO QUE OS JORNAIS DIZEM ___ SERÁ O MUNDO ASSIM ___ UMA BOLA CONFUSA ___ ONDE ACONTECEM UNICAMENTE DESASTRES E DESGRAÇAS ___ NÃO ___ OS JORNAIS É QUE FALSIFICAM A IMAGEM DO MUNDO ___


Respostas :

1)

O boletim do Joãozinho 

                No último dia de aula, o pai de Joãozinho esperava o filho na porta de casa, quando ele chega o pai fala :
                  -  Filho a professora entregou o boletim?
                Rapidamente  o menino responde:
                 - Sim .
                O pai então lhe diz:
                - Ótimo então deixe-me ver.
                O menino olha para ele e fala
               -  Não posso.
        O pai fica enfurecido e   logo pergunta o motivo.Joãozinho dá de ombros e responde desinteressadamente:
            - É que emprestei o meu para o meu amigo dar um susto no pai dele.        
 

  2) a) Para indicar que a seguir viria uma fala.

        b) As vírgulas foram usadas para separar uma explicação e o ponto de exclamação para demonstrar uma emoção, um sentimento.

          c) Para separar frases  .

 

3) 

A)   MARIA E JOANA FORAM AO TEATRO.
B)   CAMILA COMPROU  UMA CALÇA,  UMA BLUSA E UMA SANDÁLIA.
C)   QUE DIA É HOJE ?
D)   OLHA QUE CARRO LINDO!
E)   MAMÃE DISSE:
  - VOCÊ JÁ JANTOU.
F)   QUE FILME MARAVILHOSO!
G)   NÃO VOU AO CINEMA.
H)   CARLOS, VENHA ALMOÇAR!

4)
     MEU AMIGO LANÇA FORA , ALEGREMENTE , O JORNAL QUE ESTÁ LENDO E DIZ:
    - CHEGA !  HOUVE UM DESASTRE DE TREM NA FRANÇA,UM ACIDENTE DE MINA NA INGLATERRA, UM SURTO DE PESTE NA ÍNDIA. VOCÊ ACREDITA NISSO QUE OS JORNAIS DIZEM? SERÁ O MUNDO ASSIM ? UMA BOLA CONFUSA, ONDE ACONTECEM UNICAMENTE DESASTRES E DESGRAÇAS? NÃO, OS JORNAIS É QUE FALSIFICAM A IMAGEM DO MUNDO.


  ATIVIDADE (POSTADA EM 12/04/2020)

 1) A ficha de leitura levada por vocês, dos dias 17 e 18 de março deveriam ser apresentadas em sala de forma criativa, conforme está descrito na folhinha de vocês, e fazer um resumo também. Porém como achávamos que esse isolamento seria mais curto, e não foi, vou pedir que vocês façam um vídeo explicando a  sua leitura. Neste vídeo você deverá usar sua criatividae. Poderá se caracterizar para apresentar, ou não, poderá fazer ainda  assim maquete, fantoche, dedoche , qualquer que seja a sua ideia e me mandar pelo e-mail. O resumo ficará para o retorno às aulas . 

Enviar isso até dia 20 de abril .

  

Comentários