ENSINO RELIGIOSO



Olá pessoal!
Sei que o textos é bastante extenso, porém é necessário que vocês façam a cópia no caerno e respondam as questôes abaixo. Elaborem uma rotina , com o melhor horário para que vocês façam com tranquilidade todas as tarefas propostas. Acredito no potencial de cada um, sei que são capazes.
             Vamos conhecer algumas características das tradições religiosas



Islamismo 
           A origem do Islamismo baseia-se nos ensinamentos do grande profeta Muhammad, popularmente conhecido como Maomé, que recebeu mensagens de Alá para transmiti-la aos homens e às mulheres. O livro sagrado para os seguidores do islamismo é Alcorão. Para ser muçulmano é preciso acreditar firmemente que: “não há outro Deus senão Alá, e Muhammad (Maomé) é o profeta de Alá”. Esta é a profissão de fé de um verdadeiro muçulmano.

- Oram cinco vezes ao dia, começam por purificar-se lavando as mãos, o rosto e os pés. 
-  Põe-se de joelhos sobre um tapete virando-se para Meca  - Recitam trechos do Alcorão e prostram-se várias vezes. 
- Uma vez por ano, durante um mês, ocorre o Ramadã. As pessoas adultas não comem nada, não bebem e não fumam do nascer ao pôr do sol. Neste período meditam sobre a fome no mundo e se purificam de todas as suas faltas, aproximando, deste modo, seu coração ao de Alá. O Ramadã é um período que se localiza no nono mês do calendário muçulmano. Ao terminar o mês do Ramadã, eles fazem uma grande refeição familiar, que é chamada o Aïd-el-Seghir. 
- Há também o Aïd-el-Quebir, onde os adultos vão a uma grande oração na mesquita, e, depois, come-se um carneiro em memória do profeta Abraão e de seu sacrifício. 
- Toda sexta-feira, ao meio dia, os muçulmanos devem ir até a mesquita para orar.  Antes de entrar, os participantes tiram os calçados. O chão da mesquita é coberto de tapetes para oração.
- É o imame (líder religioso) que preside a oração e faz um discurso religioso. 

 


Cristianismo
       O cristianismo compreende diversas instituições religiosas, que se separaram até os dias de hoje, por terem visões diferenciadas de doutrinas. Mesmo assim, todos creem em Deus Pai, criador do mundo, e em Jesus Cristo, o Messias, o Filho de Deus, e têm como livro sagrado a Bíblia. 
Conheceremos três formas de cristianismo que surgiram ao longo da história: 
- os católicos romanos, 
       Aos domingos, os católicos se reúnem para celebrar a missa, os guias religiosos  são o Papa, os bispos e os padres, celebram  o nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro, a maior festa é a Páscoa, onde celebram a ressurreição de Jesus, rezam o Pai Nosso, Ave Maria, Credo e Salve Rainha.


 - os ortodoxos  
         Os ortodoxos celebram a divina liturgia. Os guias
dos ortodoxos são os patriarcas, os bispos e os padres.Celebram o nascimento de Jesus em 7 de janeiro. Rezam o Pai Nosso;

-os protestantes.
       Os protestantes participam do culto, os guias  os pdrotestantes são os pastores, celebram o nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro A única oração que fazem é o Pai Nosso, ensinada por Jesus e as orações de pedidos específicos e agradecimentos diários;



. A oração do “Pai do Nosso” é feita pelos católicos, protestantes e ortodoxos, porém com algumas diferenças no seu texto. Vamos conhecer?




 Budismo  

    Roda do Dharma - Budismo | Suporte Geográfico
Roda do Dharma  - símbolo budista
      
       O budismo surgiu na Índia, com Sidarta Gautama, conhecido como Buda (o Iluminado), por volta do século VI a.C. Buda é visto pelos seus adeptos como um guia espiritual e não como um Deus. Ele ensinava que o sofrimento que ocorre muitas vezes em nossa vida vem do desejo de possuir. Para alcançar a paz é importante suprimir todo desejo egoísta levando uma vida sem violência.              
      Um dos livros sagrados do budismo chama-se os Três Cestos, que conta a vida de Buda e reúne seus sermões. Alguns budistas têm em seus lares um butsudan: um pequeno altar diante do qual a família reza, onde há uma imagem de Buda, placas com os nomes dos ancestrais, bastões de incenso, entre outros elementos. O templo onde fazem oferendas de alimentos à Buda chama-se pagode. Os monges vivem em mosteiros.        
      A Festa das Flores acontece no dia 8 de abril, nesta data celebram o nascimento de Buda. Nos templos, enfeitam o altar de flores com a estátua de Buda criança sobre o qual despejam chá adocicado.   
      Em julho, festejam a morte de Buda, homenageando os espíritos dos ancestrais: levam até um rio pequenas lâmpadas que colocam em barquinhos de papel.
  
Judaísmo  
       O Judaísmo é uma das mais antigas religiões do mundo. Há quase quatro mil anos, um homem chamado Abraão instalou-se com sua família na terra de Canaã (hoje Israel). Os judeus creem num único Deus, onipotente, o qual estabeleceu com eles um pacto de aliança. Aguardam a vinda do Messias, o enviado de Deus. Quando Ele vier, a terra inteira terá paz e justiça. Segundo , um pesquisador sobre religiões, a Bíblia hebraica utiliza diversos nomes para Deus, os dois mais comuns são Eloim, e também o nome das quatro letras do alfabeto hebraico YHWH, traduzido como “senhor” e escrito como “Yahweh”, em traduções não judaicas da Bíblia. Outra forma de se referir a Deus é por Adonai, que significa “Senhor”. 
      Os seguidores do Judaísmo acreditam que a vida é regida por normas severas estabelecidas por Deus. O não cumprimento dos deveres com Deus e com seus semelhantes implicará em castigos divinos. Toda semana, desde a tarde da sexta-feira até a tarde de sábado, os judeus celebram o Sabath em família, não trabalham para poderem pensar melhor em Deus. Na sexta-feira à noite, cantam e oram juntos ao redor da mesa pronta para o jantar. Os homens colocam na cabeça uma Kipá, sinal de respeito por Deus.
             No sábado pela manhã os judeus vão à sinagoga para orar e ouvir um trecho da Torá (livro sagrado), que é explicado pelo rabino (líder religioso).    
           A mais importante festa para os judeus é Yom Kippur, dia do grande perdão, celebrada no outono. Neste dia, os judeus não bebem, não comem e ninguém trabalha, para reconciliar-se com os outros e obter o perdão de Deus.
           Pessah (Páscoa), na primavera, é também uma grande festa que lembra o dia em que Deus livrou o povo judeu da escravidão no Egito, sob o comando de Moisés. Também em dezembro tem a festa do Hanucá - cada noite, durante oito dias, acende-se uma vela num candelabro de oito braços e oferecem presentes às crianças.      
            Ao completar 13 anos, o jovem judeu participa de uma cerimônia na Sinagoga chamada bar-mitzvah, ou seja, o menino torna-se responsável diante de Deus e dos outros por seus atos. Nesse momento, lê-se em voz alta diante de todos uma passagem da Torá. A oração frequente para essa cerimônia é o Shema, que significa “Escuta”.

Hinduísmo
Significado de Hinduísmo (O que é, Conceito e Definição ...         OM - símbolo do Hinduísmo

           O Hinduísmo é um conjunto de religiões muito antigas da Índia, pois a sua origem remonta a mais de 6.000 anos. Não tendo fundador, o Hinduísmo é fruto de uma evolução gradual e da busca pessoal de muitos sábios e mestres da Índia antiga. Há milhares de Deuses nesta religião, os mais conhecidos são Brahma, Vishnu e Shiva, que são representações diferentes de uma única emanação criadora, atman, ou centelha divina. Os adeptos dessa religião acreditam que este Ser habita dentro de cada uma das pessoas e que estas devem procurar por toda vida o caminho para descobri-lo. Muitos livros sagrados do Hinduísmo contam a vida dos Deuses. O livro mais antigo, o Rig-Veda, foi escrito há mais de três mil anos. Outro livro muito lido pelos hinduístas é o Bhagavad-Gita, que quer dizer “o canto do senhor”. Os hinduístas praticam gestos que são chamados de “Puja”: sentados com as pernas cruzadas diante da imagem de um deus, recitam orações, queimam incenso e oferecem flores e alimentos.    
           Uma prática comum para os hinduístas é banhar-se no rio Ganges, o grande rio sagrado da Índia onde fazem orações para purificar-se, mas também realizam suas práticas religiosas em templos. A sociedade hinduísta, inicialmente, era dividida em quatro castas que são:
-  os Brâmanes, sacerdotes, filósofos, enfim, os que estão ligados ao conhecimento; 
-  os Xátrias, representada pelos militares e governantes; 
-  os Vaixias, compostas pelos comerciantes e agricultores; 
- os Sudras, que são os empregados, camponeses e servos. 
       No entanto, essas castas se subdividiram e atualmente existem aproximadamente três mil subcastas não oficiais.  Cada casta possui suas regras, seus costumes, tradições, regras alimentares e até mesmo as profissões são definidas a partir dela, assim como suas práticas religiosas. Os hinduístas têm inúmeras festas, muito alegres, como o Divali e Holi, a festa da luz em outubro.
       Varanasi (Índia): É uma cidade muito antiga e sagrada, localizada na Índia. Acreditam que o Rio Ganges, que banha a cidade, faz a ligação entre o céu e a terra, o divino e a vida. É uma cidade tão santa que os hinduístas acreditam que morrer ali e ser cremado às margens do rio sagrado favorece muito a elevação espiritual da pessoa. Por isso, muitas pessoas que possuem condições financeiras se mudam para Varanasi no final de suas vidas para poder ter seus últimos dias neste lugar sagrado.

ATIVIDADES :
1)  As mulheres muçulmanas fazem uso de véu. Qual o motivo desta tradição? Pesquise na internet essa resposta , não precisa ser algo muito extenso. .
2) Conforme o texto, o Cristianismo compreende diversas instituições religiosas. Relacione a primeira coluna com a segunda:
  (1) Católicos romanos   
  (2) Ortodoxos 
  (3) Protestantes     
 
  ( ) Celebram o nascimento de     Jesus dia 07/01.
  ( ) Líder religioso: os pastores.   
  ( ) Domingo celebram a missa 
  ( ) Celebram culto.  
  ( ) Líderes religiosos são o papa, os bispos e os  padres.    
 (  ) Celebram a divina liturgia.          
() Líder religioso são os patriarcas, os bispos e                     os padres.

3) Pesquise outras instituições religiosas que fazem parte do Cristianismo e descreva  suas principais características. 
4)Identifique quais os ensinamentos deixados por Buda. Como, por exemplo: a sabedoria e a compaixão, e explique com suas palavras o que você entendeu.
5)) Qual é o lugar sagrado para os judeus? 
6) Por que a Páscoa é uma data importante para judeus?
7)Como é organizada a tradição religiosa hinduísta? 
8) Qual o significado do rio Ganges para os hinduístas? 
9) Por que a vaca é considerada um animal sagrado para os hinduístas? Existem outros animais sagrados? 
10) Os cristãos também se baseiam nos10 mandamentos deixados por Deus. Mas há uma diferença entre os 10 mandamentos dos católicos, protestantes e ortodoxos. Pesquise e veja quais  são.

RESPOSTAS:
1) O véu é também chamado de Hijab.  No Alcorão, o livro sagrado do Islã, a palavra “hijab” geralmente significa “cobertura”. No entanto, o Alcorão não exige explicitamente que as mulheres usem o hijab. Muitos especialistas acreditam que a tradição islâmica sustenta que a prática de usá-lo começou com as esposas do profeta Maomé, que segundo a religião islâmica é o mais recente e último profeta do Deus de Abraão. Ele supostamente pediu para que suas esposas usassem esse tipo de véu para indicar o seu status especial.
Hoje, muitas mulheres optam por usar o hijab como uma prática cultural de se identificar como seguidora do islamismo. Outras podem usá-lo para se enquadrar nas tradições estabelecidas por suas famílias e pelos países em que vivem. Além disso, essa vestimenta também pode ser vista como um sinal da passagem de uma mulher para a idade adulta. Por outro lado, vale destacar que algumas mulheres muçulmanas também podem escolher não usá-lo como uma maneira de se opor ao que consideram uma opressão religiosa de uma sociedade patriarcal.
2)    2 -  3 -1 - 3 -1 - 2- 2 
 3) Igreja Anglicana - Conventos- - Seminários - Assembleia de Deus. 
     Essa resposta é bastante ampla. pode conter inúmeras combinações e diferentes características. Em sala cada um leria a sua resposta, aqui não temos como fazer isso. Então se alguém quiser mandar a sua resposta pelo WhatsApp, no privado, fique a vontade.
4) Resposta pessoal.. podem  me enviar como a questão 3
5) Muro das lamentações 
6) Neste dia os judeus comemoram  a libertação de seu povo da escravidão no Egito, por Moisés.
7) Crenças rituais, como banhar-se no rio Ganges ,rio sagrado. Fazem suas orações em Templos.
8) Rio sagrado eles creem que se banhando nele estarão se purificando.
9)  A reverência ao mamífero como um ser sagrado é explicada pela religião hinduísta, que estabelece a vaca como uma montaria ou veículo de um dos deuses mais populares do país, o Shiva.  Na crença hinduísta, muitos deuses têm animais como montarias, que acabam ganhando status de animal sacro. É o caso da vaca de Shiva, conhecida como Nandi, que estaria representada em cada vaca que habita a Índia. Além de carregar Shiva, o bovino, conforme o hinduísmo, teria o papel de controlar os impulsos do deus apontado pela religião como o ente responsável pela renovação.A exemplo da vaca, outros animais contam com a a doração dos indianos, como o rato, que é o veículo do deus Ganesh, ou búfalo, que é o meio de transporte do deus Yam.No caso da vaca, a importância como animal sagrado ganhou fama pelo mundo pelo fato de Shiva ser um dos poucos entre os cerca de 30 mil deuses do hinduísmo que é adorado em toda a Índia. A maioria dos deuses é reverenciado em apenas determinadas regiões.
10)



ATIVIDADE : ( postada dia 13/04/2020)

!)  Representar, através de desenho, cada um dos dez mandamentos de sua religião. Caso você não seja de nenhuma religião que pratique o uso dos dez mandamentos , escolha um deles para fazer a representação . Esses desenhos devem ser enviados para o meu e -mail  para que eu faça a correção. Os desenhos devem ser mandados até o dia 17  de abril .
  e - mail: claudia.gasparoni@gmail.com

Comentários

Postar um comentário