MATEMÁTICA
Habilidades :
Objetivo da aprendizagem :
- cada tracinho da régua representa 1mm
Partes inteiras: Centenas, Dezenas, Unidades
Partes decimais (fracionária): Décimos, Centésimos, Milésimos, Décimos milésimos, Centésimos milésimos, Milionésimos.
*(EF05MA02) Ler números racionais na forma decimal com compreensão das
principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como
recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
*(EF05MA02) Escrever números
racionais na forma decimal com compreensão das principais características do
sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e
decomposição e a reta numérica.
*(EF05MA24) Interpretar dados estatísticos apresentados em textos,
tabelas e gráficos (colunas ou linhas), referentes a outras áreas do
conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito.
*(EF05MA25) Organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de
colunas pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais
Objetivo da aprendizagem :
- Ler os números racionais na reta numérica ;
- Ordenar os números racionais;
- Escrever os números racionais ;
- Interpretar dados estatísticos;
- Organizar dados coletados.
METODOLOGIA :
aula 1 terça-feira ( 21/04/2020)
Esta régua é um objeto escolar muito comum entre vocês . O que poucos sabem é que ela apresenta números decimais . METODOLOGIA :
aula 1 terça-feira ( 21/04/2020)
NÚMEROS DECIMAIS
- cada tracinho da régua representa 1mm
- dez
tracinhos equivalem a 10mm ou 1 cm
- O
tracinho maior entre um número e outro
representa 5 mm, ou seja, metade de 1 cm;
Também podemos representar
esses tracinhos da seguinte forma:
1mm = 0,1 cm
5mm= 0,5cm , que
também chamamos de meio centímetro
10 mm = 1cm
16mm = 1,6 cm
25mm = 2,5 cm , que
também chamamos de 2 centímetros e meio
|
Esse números são denominados números decimais, que se dividem em duas partes:
Partes inteiras: Centenas, Dezenas, Unidades
Partes decimais (fracionária): Décimos, Centésimos, Milésimos, Décimos milésimos, Centésimos milésimos, Milionésimos.
Os números decimais são números não inteiros expressos por vírgulas e que
possuem casas decimais, por exemplo: 1,54; 4,6; 8,9, etc.
As casas decimais são contadas a
partir da vírgula, por exemplo o número 12,451 possui três casas decimais, ou
seja, três algarismos após a vírgula.
Números
Inteiros
Diferente dos números decimais, os números
inteiros são números reais Eles não possuem vírgula, por exemplo: 1; 2; 3;4;5, etc.
Muitos números decimais são formados por uma parte inteira e uma parte
decimal. A parte inteira fica antes da vírgula e a decimal após a vírgula .
parte
inteira 2,67 parte decimal
Unidade de milhar
|
Cente
na
|
Dezena
|
Unidade
|
Vírgula
|
décimos
|
centésimos
|
Milésimos
|
1
|
0
|
0
|
0
|
||||
1
|
0
|
0
|
|||||
1
|
0
|
||||||
1
|
|||||||
o
|
,
|
1
|
|||||
0
|
,
|
0
|
1
|
||||
0
|
,
|
0
|
0
|
1
|
Quanto à leitura, lemos:
a parte
inteira seguida da parte decimal, acompanhada das palavras:
décimos: quando houver uma casa decimal;
centésimos: quando houver duas casas decimais;
milésimos: quando houver três casas decimais;
décimos: quando houver uma casa decimal;
centésimos: quando houver duas casas decimais;
milésimos: quando houver três casas decimais;
Exemplos:
1,2: um inteiro e dois décimos;
2,34: dois inteiros e trinta e quatro centésimos
1,2: um inteiro e dois décimos;
2,34: dois inteiros e trinta e quatro centésimos
5,789 : cinco inteiros e setecentos e oitenta e nove milésimos .
Quando a parte inteira do número decimal é zero, lemos apenas a parte
decimal.
Exemplos:
0,1: um décimo;
0,79: setenta e nove centésimos
Exemplos:
0,1: um décimo;
0,79: setenta e nove centésimos
Para compreender melhor, veja abaixo alguns
exemplos
0,1: um décimo
|
0,01: um centésimo
|
|
0,4: quatro décimos
|
0,35: trinta e cinco centésimos
|
2,367
– dois inteiros e trezentos e sessenta e sete milésimos
|
2,1: dois inteiros e um décimo
|
1,50: um inteiro e cinquenta centésimos
|
Tabela
de números decimais:
1) Coloque
os números abaixo no local certo na régua ( é preciso que desenhem a régua):
a)
1.3cm
b) 4,7cm c) 8,1cm
d) 12,7cm e)16,0cm f) 18,5cm
2) Passe os números que estão em mm para cm :
a) 15mm______
b) 78mm_____ c)
64mm_____
d)93mm______ e)50mm______ f)
6mm_____
g) 0 mm______ h) 28mm
____ i) 148mm_____
j) 478mm_____
k)359mm___ l) 925mm____
3) Agora você irá desenhar uma régua e posicionar no local
correto os números das letras B - D- F - I do exercício anterior
4) Escreva
como se lê os números abaixo e depois represente os números decimais no quadro
0,438
0,7
38,245
0,260
1,057
0,03
0,013
1,03
4,32
5,306
1,9
13,06
4,5
0,438
0,7
38,245
0,260
1,057
0,03
0,013
1,03
4,32
5,306
1,9
13,06
4,5
5) Represente os decimais com algarismos:
Emanuelly Hofstetter
ResponderExcluirIan Beckhaser Palma
ResponderExcluirIsis
ResponderExcluirMarcella
ResponderExcluirPedro Bogado
ResponderExcluirKauã ponciano
ResponderExcluirGabriel Mamoru
ResponderExcluirMatheus Taha
ResponderExcluirMARIA SOPHIA
ResponderExcluirLuidgi Campos
ResponderExcluir
ResponderExcluirMatheus Machado
João Pedro
ResponderExcluirAmanda Oliveira
ResponderExcluirAmanda Oliveira Piva*
ExcluirArtur
ResponderExcluirLeonardo viola
ResponderExcluirOi Prof., já fiz todos os exercícios. Achei fácil. Assinado: Juju (Jurema)
ResponderExcluirSara Carlsen da Rocha
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi prof! O Rhyan está com tudo organizado.
ResponderExcluirAbraço!
Jhonatan
ResponderExcluirAntonella
ResponderExcluirGabriel Bento
ResponderExcluirMikaella
ResponderExcluirNão consegui Ontem
ResponderExcluirGuilherme golgo
Joaquin Boccanera Tamain
ResponderExcluirAriella
ResponderExcluirkalani
ResponderExcluirLuiza Nascimento Marques
ResponderExcluir