PORTUGUÊS - 06 DE JULHO


Página Global: Timor-Leste: Formação da língua portuguesa aos docentes


CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DA AULA ANTERIOR

1) Cruzadinha 

1) CONSIGO
2) COMIGO
3) ME 
4) LOS
5) CONOSCO
6) SE
7) LHE
8) OS 

2) 



3)



GRAMÁTICA
ATIVIDADES

1) Reescreva as frases, substituindo as palavras sublinhadas pelo pronome pessoal correspondente:
a) Cláudia gosta muito de estudar.

b) As mulheres rodearam a criancinha.

c) Os estudantes participaram da festa.

d) Mauro é o melhor advogado da cidade.
   
2) Reescreva as frases abaixo, completando-as com o pronome EU ou MIM.
a) Vovô deu dinheiro para _____ comprar figurinhas.
b) Aquelas flores são para _____?
c) O tênis preto é para _____ jogar futebol.
d) Este caderno é para ____fazer redações.
e) Esse doce é para você e este é para ____.

3) Reescreva as frases, substituindo os termos sublinhados pelo pronome pessoal oblíquo correspondente. Observe a terminação dos verbos.

Observação: Os pronomes oaosas se transformam em:
·        lolaloslas – quando vêm depois dos verbos terminados em rs ou z.
ex: Ele vai vender o carro.
      Ele vai vendê-lo.
·        nonanosnas – quando vêm depois de verbos terminados em som nasal.
ex: Eles levaram o cachorro.
      Eles levaram-no.

      a)   Vou pagar o empregado.

 b)   Mário cortou a grama.

 c)   Resolveram os problemas.

 d) Vou chamar a menina.

e)   É preciso trazer os cadernos diariamente.

f)    Os alunos deixaram o recado.

g)   Ele quebrou os brinquedos.

h)   As meninas fizeram a vitamina.


4) Reescreva as frases abaixo, substituindo as palavras em destaque pelos pronomes correspondentes:

a) Bianca e Débora ganharam o concurso de beleza. Bianca e Débora são muito bonitas.

b) Hoje Carlos ficou de castigo. Carlos está muito teimoso.
.
c) Beatriz foi passar as férias na praia. Beatriz adora ir pra lá.
    
d) Eu e meu irmão fomos à sorveteria. Eu e meu irmão adoramos sorvete.
   
e) Meu pai e meu irmão jogam futebol. Meu pai e meu irmão adoram praticar este esporte.


5) Complete as lacunas com um dos pronomes pessoais abaixo:

Ela        ele       eu      nos      ti      vocês
  
a)  (_____) e os meus irmãos não nos cansamos de pedir à nossa mãe para (_____) levar ao cinema, mas (____) anda muito ocupada.
b) Soube que (____) vieram à minha casa.
c) Foi a (____) que o Francisco convidou para ir a festa com (_____)

06) Faça como o exercício anterior:

Comigo      contigo      consigo.

a) Eu e Débora vamos ao clube. A Débora vai (________)
b) Tu irás ao mercado com teu pai. Teu pai irá (_______)
c) O professor saiu da sala. Ele levou (_______) as provas dos alunos.


Comentários

Postar um comentário