CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DA AULA DO DIA 08 DE MAIO :
1)
PARTE INTEIRA | | PARTE DECIMAL |
CENTENA | DEZENA | UNIDADE | , | DÉCIMOS | CENTÉSIMOS | MILÉSIMOS |
| | O | , | 4 | 3 | 8 |
| | 1 | , | 0 | 5 | 7 |
| | 5 | , | 3 | 0 | 6 |
| | 0 | , | 7 | | |
| | 0 | , | 0 | 3 | |
| | 1 | , | 9 | | |
| 3 | 8 | , | 2 | 4 | 5 |
| | 0 | , | 0 | 1 | 3 |
| | 0 | , | 2 | 6 | 0 |
| | 1 | , | 0 | 3 | 5 |
| | 4 | , | 5 | | |
| | 4 | , | 3 | 2 | |
| | | | | |
2)
| X10 | X100 | X1000 |
1,8 | 18 | 180 | 1800 |
0,09 | 0,9 | 9 | 90 |
5,24 | 52,4 | 524 | 5240 |
3,6 | 36 | 360 | 3600 |
4.579 | 45,79 | 457,9 | 4579 |
2,18 | 21,8 | 218 | 2180 |
0,49 | 4,9 | 49 | 490 |
18,07 | 180,7 | 1807 | 18070 |
0,15 | 1,5 | 15 | 150 |
7,3 | 73 | 730 | 7300 |
39,2 | 392 | 3920 | 39200 |
0,40 | 4 | 40 | 400 |
8,13 | 81,3 | 813 | 8130 |
0,015 | 0,15 | 1,5 | 15 |
4,6 | 46 | 460 | 4600 |
0, 741 | 7,41 | 74,1 | 741 |
QUANDO SEI QUAL NÚMERO DECIMAL É O DE MAIOR VALOR?
Comparar números inteiros é muito fácil, mas como deverá ser a comparação de números decimais? Fique tranquilo (a), também é muito fácil! Vejamos como deve ser feita essa comparação.
A tabela a seguir mostra a quantidade de metros que cada aluno correu na maratona da escola.
Qual aluno percorreu a maior distância? Muitos dirão com facilidade que foi Miguel . Mas qual foi o raciocínio usado para chegar a essa conclusão?
Algo que sabemos fazer muito bem é contar os números. No caso de Miguel, nós podemos perceber que nenhum dos outros alunos percorreu uma distância maior que a de 34 metros. Ou seja, o que você fez foi comparar as partes inteiras das distâncias de todos os alunos e notar que a parte inteira de Miguel é maior que a de todos os outros.
Mas como saber quem correu mais, Pedro ou João?
As partes inteiras deles são iguais, ambos percorreram 33 metros, mas como se trata de números decimais, temos mais informações para compararmos, portanto vamos conferir as casas decimais.
Quando for necessário comparar a parte decimal de um número, iremos à busca da casa decimal que diferencie um número do outro, para que assim a gente consiga saber qual número é maior e qual é menor.
Observe a distância destes dois alunos:
Observe que os valores dos dois alunos são iguais até a casa dos décimos, sendo diferentes nos centésimos. Com isso, compararemos qual dos dois valores para os centésimos é maior, e então encontraremos o maior valor.
Centésimos:
Pedro = 5 e João = 0; como 5 é maior que zero, teremos que 33,15 é maior que 33,109.
Escrevendo com a simbologia da matemática (33,15 > 33,109).
E quando os centésimos também forem iguais? Vamos comparar as distâncias do João e da Aline.
Neste caso temos que as partes inteiras, decimais e centesimais são iguais. Dessa forma, compararemos a casa dos milésimos.
Milésimos:
Aline = 7
João = 9
Então, a parte dos milésimos do João é maior que a da Aline, por isso que:
33,109 > 33,107.
ATIVIDADES
1)Utilize os símbolos < (menor ) , > (maior) e = (igual) quando necessário para comparar os números decimais:
2) O maior valor é :
3)Assinale o menor valor:
4) Observe a tabela abaixo e responda:
a) Qual dos três animais tem maior velocidade?_______________________________________________
b) Qual dos três animais tem o menor tamanho?______________________________________________
c) Qual dos três animais tem o peso, onde sua nomenclatura está na casa dos milésimos? ____________
5)
6) Assinale V para verdadeiro ou F para falso
( ) 4,56 > 4,056
( ) 1, 79 < 2,95
( ) 3,004 > 3,04
( ) 16,7 < 16,78
( ) 23, 563 > 22. 967
( ) 5,6 = 5,60
laura mangi nagel abreu
ResponderExcluirSara Carlsen da Rocha
ResponderExcluirkaua Pociano Bento
ResponderExcluirCamila Ribeiro Mullenmeister
ResponderExcluirJoão Pedro Tomaszewski de Souza
ResponderExcluirMaya
ResponderExcluirNicolas B.
ResponderExcluirAmanda de Oliveira Piva
ResponderExcluirLivia Maria
ResponderExcluirGabriel Bento
ResponderExcluirLUIDGI
ResponderExcluirjoaquin Boaccanera Tamain
ResponderExcluir