CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DAS AULAS DOS DIAS 20 E 21 DE ABRIL :
1) 1º QUADRO:
nuvens nos pés significam que estão correndo.
tracinhos atrás da Mónica e do Cebolinha significam os movimentos que eles estão fazendo com a cabeça ao correr.
gotinhas no cebolinha significam que ele está suando.
2º QUADRO :
notas musicais significam que o Anjinho veio cantando.
Traços na frente da Mônica significam espanto e atrás significam o balanço da cabeça
Nuvem nos pés significam que o Cebolinha ainda está correndo .
3º QUADRO :
Estrelas significam que o Anjinho e o Cebolinha se machucaram e estão com dor.
As nuvens representam o impacto com o chão.
Os riscos na cabeça do Cebolinha representam a sua braveza e indignação .
2) Ele não ajudou e ainda apanhou da Mônica .
3) Mônica :
!º quadro: brava, furiosa, irritada
2º quadro: espanto
3º quadro: cansaço
Cebolinha:
1º quadro: medo, desespero, pavor
2º quadro: alegria, deboche
3º quadro: bravo, irritado
Anjinho :
1º quadro:não aparece
2º quadro: alegre, convicto (certo do que iria fazer )
3º quadro: tonto, cara de quem diz não posso fazer nada
4) Porque achou que o bolo era de verdade.
5) No primeiro quadro demonstrou alegria , no segundo quadro espanto e no terceiro quadro tristeza.
6) No segundo quadrinho significa que a Mónica está fazendo força para passar. No terceiro significa que ela conseguiu quebrar a cerca.
7) Porque na Sibéria tem gelo e o gelo vira água e no Saara não tem água.
ATIVIDADE:
1) CRUZADINHA DA PONTUAÇÃO :
1)São colocadas antes de uma citação (quando vou escrever algo que outra pessoa que falou
2)Indica uma frase afirmativa ou negativa.
3)Indica que o pensamento foi interrompido.
4)Separam palavras ou frases intercaladas na frase.
5) Indica uma pausa e separa o nome do lugar da data.
6)Demonstra espanto, admiração ou medo.
7)Indica que alguém vai falar em um diálogo.
8)É usado para fazer perguntas.
2) Leia a tirinha abaixo e explique a utilização de cada sinal de pontuação .que aparece nela.
3) Crie uma história para essa tirinha:

A linguagem dos quadrinhos se caracteriza pelo aspecto visual, traduzido por detalhes como:
Lâmpadas fora do balão: ideias novas.
Espiral sobre a cabeça: raiva
Corações na linha do balão: amor, afeição
Estrelas sobre a cabeça: dor
Notas musicais: canto , música
As cores nos quadrinhos:
Rosa: situações ótimas
Amarelo: situações problemáticas
Laranja: suspense , brigas
Negro e cinza: melancolia, tristeza
Vermelho: situações tensas
Verde: desentendimento
Azul: situações tranquilas.
As cores dos balões
Branco: fala normal, susto, pensamento, grito,conversa ecochilo
Amarelo: espanto, admiração e pedido
Rosa: observação, alivio, dor, amor e aviso.
Verde: raiva, medo, tristeza e impaciência
Laranja: ódio, orgulho, desprezo e tristeza
Lilás :tristeza profunda.
Cinza: pouco caso
Vermelho: sentimentos fortes como raiva, medo e espanto.
Outros exemplos:
1) 1º QUADRO:
nuvens nos pés significam que estão correndo.
tracinhos atrás da Mónica e do Cebolinha significam os movimentos que eles estão fazendo com a cabeça ao correr.
gotinhas no cebolinha significam que ele está suando.
2º QUADRO :
notas musicais significam que o Anjinho veio cantando.
Traços na frente da Mônica significam espanto e atrás significam o balanço da cabeça
Nuvem nos pés significam que o Cebolinha ainda está correndo .
3º QUADRO :
Estrelas significam que o Anjinho e o Cebolinha se machucaram e estão com dor.
As nuvens representam o impacto com o chão.
Os riscos na cabeça do Cebolinha representam a sua braveza e indignação .
2) Ele não ajudou e ainda apanhou da Mônica .
3) Mônica :
!º quadro: brava, furiosa, irritada
2º quadro: espanto
3º quadro: cansaço
Cebolinha:
1º quadro: medo, desespero, pavor
2º quadro: alegria, deboche
3º quadro: bravo, irritado
Anjinho :
1º quadro:não aparece
2º quadro: alegre, convicto (certo do que iria fazer )
3º quadro: tonto, cara de quem diz não posso fazer nada
4) Porque achou que o bolo era de verdade.
5) No primeiro quadro demonstrou alegria , no segundo quadro espanto e no terceiro quadro tristeza.
6) No segundo quadrinho significa que a Mónica está fazendo força para passar. No terceiro significa que ela conseguiu quebrar a cerca.
7) Porque na Sibéria tem gelo e o gelo vira água e no Saara não tem água.
ATIVIDADE:
1) CRUZADINHA DA PONTUAÇÃO :
1)São colocadas antes de uma citação (quando vou escrever algo que outra pessoa que falou
2)Indica uma frase afirmativa ou negativa.
3)Indica que o pensamento foi interrompido.
4)Separam palavras ou frases intercaladas na frase.
5) Indica uma pausa e separa o nome do lugar da data.
6)Demonstra espanto, admiração ou medo.
7)Indica que alguém vai falar em um diálogo.
8)É usado para fazer perguntas.
1)
|
P
|
|||||||||||||
2)
|
O
|
|||||||||||||
3)
|
N
|
|||||||||||||
4)
|
T
|
|||||||||||||
5)
|
U
|
|||||||||||||
6)
|
A
|
|||||||||||||
Ç
|
||||||||||||||
7)
|
Ã
|
|||||||||||||
8)
|
O
|
2) Leia a tirinha abaixo e explique a utilização de cada sinal de pontuação .que aparece nela.

3) Crie uma história para essa tirinha:

CURIOSIDADES SOBRE OS BALÕES
A linguagem dos quadrinhos se caracteriza pelo aspecto visual, traduzido por detalhes como:
Lâmpadas fora do balão: ideias novas.
Espiral sobre a cabeça: raiva
Corações na linha do balão: amor, afeição
Estrelas sobre a cabeça: dor
Notas musicais: canto , música
As cores nos quadrinhos:
Rosa: situações ótimas
Amarelo: situações problemáticas
Laranja: suspense , brigas
Negro e cinza: melancolia, tristeza
Vermelho: situações tensas
Verde: desentendimento
Azul: situações tranquilas.
As cores dos balões
Branco: fala normal, susto, pensamento, grito,conversa ecochilo
Amarelo: espanto, admiração e pedido
Rosa: observação, alivio, dor, amor e aviso.
Verde: raiva, medo, tristeza e impaciência
Laranja: ódio, orgulho, desprezo e tristeza
Lilás :tristeza profunda.
Cinza: pouco caso
Vermelho: sentimentos fortes como raiva, medo e espanto.
SUBSTANTIVOS
Os substantivos são dividos em diferentes classe. Vocês já conhecem alguns deles como os substantivos comuns , o que dá nome aos objetos e coisas , o substantivo próprio, que dá nome às pessoas, cidades, ruas, países, estados e os substantivos coletivos que se refere a um conjunto de objetos da mesma espécie.
Nós vamos aprender novos substantivos, são eles:
- Substantivos primitivos e derivados;
- Substantivos concretos e abstratos;
- Substantivos simples e compostos.
SUBSTANTIVOS PRIMITIVOS E DERIVADOS :
Meu limão meu limoeiro,
meu pé de jacarandá...
O substantivo limão é primitivo, pois não se originou de nenhuma outra palavra dentro de língua portuguesa.
Substantivo Primitivo é aquele que não deriva de nenhuma outra palavra da própria língua portuguesa.
O substantivo limoeiro é derivado, pois se originou a partir da palavra limão.
Substantivo Derivado é aquele que se origina de outra palavra.
SUBSTANTIVO PRIMITIVO
|
SUBSTANTIVO DERIVADO
|
FLOR
|
FLORISTA
FLOREIRA
FLORICULTURA
FLORZINHA
FLORA
|
PEDRA
|
PEDREIRA
PEDREIRO
PEDREGULHO
|
DENTE
|
DENTISTA
DENTRIFICO (CREME DENTAL)
|
PORTA
|
PORTEIRO
PORTEIRA
PORTARIA
|
VIDRO
|
VIDRAÇARIA
|
João Pedro Tomaszewski de Souza
ResponderExcluirIan Beckhauser da Rosa
ResponderExcluirKauã Ponciano Bento
ResponderExcluirGabriel Mamoru
ResponderExcluirArtur do N. Pereira
ResponderExcluirEmanuelly Hofstetter
ResponderExcluirKalani
ResponderExcluirAriella
ResponderExcluirMatheus TAha ok
ResponderExcluirMarcella
ResponderExcluirSara Carlsen da Rocha
ResponderExcluirLuidgi Rosa de campos
ResponderExcluirRhyan
ResponderExcluirNathan Antônio
ResponderExcluirGabriel Bento
ResponderExcluirPEDRO HENRIQUE
ResponderExcluirlaura mangili nagel abreu
ResponderExcluirEvan Maya Santos Peratta
ResponderExcluir
ResponderExcluirMatheus machado
Nicolas B
ResponderExcluirjoaquin
ResponderExcluirLeonardo viola ok
ResponderExcluirLuiza Nascimento Marques
ResponderExcluirPEDRO BOGADO
ResponderExcluirARTHURO OTT USHER
ResponderExcluir