PORTUGUÊS - aula dia 27 ( 2 períodos) e 28 (1 período) de abril

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DAS AULAS DOS DIAS 20 E 21 DE ABRIL :

1) 1º  QUADRO:
nuvens nos pés significam que estão correndo.
tracinhos atrás da Mónica e do Cebolinha  significam os movimentos que eles estão fazendo com a cabeça ao correr.
gotinhas no cebolinha significam que ele está suando.
2º  QUADRO :
notas musicais significam que o Anjinho veio cantando.
Traços na frente da Mônica significam espanto e atrás significam o balanço da cabeça
Nuvem nos pés significam que o Cebolinha ainda está correndo .
3º  QUADRO :
Estrelas significam que o Anjinho e o Cebolinha se machucaram  e estão com dor.
As nuvens representam o impacto com o chão.
Os riscos na cabeça do Cebolinha representam a sua braveza e indignação .

 2) Ele não ajudou e ainda apanhou da Mônica .

3)  Mônica :
      !º quadro: brava, furiosa, irritada
     2º quadro: espanto
     3º quadro: cansaço
   
     Cebolinha:
    1º quadro: medo, desespero, pavor
    2º quadro: alegria,  deboche
    3º quadro: bravo, irritado

    Anjinho :
     1º quadro:não aparece
    2º quadro: alegre, convicto (certo do que iria fazer )
    3º quadro: tonto, cara de quem diz não posso fazer nada

4) Porque achou que o bolo era de verdade.
5) No primeiro quadro demonstrou alegria , no segundo quadro espanto e no terceiro quadro tristeza.
6) No segundo quadrinho significa que a Mónica está fazendo força para passar. No terceiro significa que ela conseguiu quebrar a cerca.
7) Porque na Sibéria tem gelo e o gelo vira água e no Saara não tem água.


ATIVIDADE:

1) CRUZADINHA DA PONTUAÇÃO :

1)São colocadas antes de uma citação (quando vou escrever algo que outra pessoa que falou
2)Indica uma frase afirmativa ou negativa.
3)Indica que o pensamento foi interrompido.
4)Separam palavras ou frases intercaladas na frase.
5) Indica uma pausa e separa o nome do lugar da data.
6)Demonstra espanto, admiração ou medo.
7)Indica que alguém vai falar em um diálogo.
8)É usado para fazer perguntas.


1)





P





2)




O






3)






N




4)





T




5)




U


6)




A





Ç
7)







Ã

8)






O







2) Leia a tirinha abaixo e explique a utilização de cada sinal de pontuação .que aparece nela.


3) Crie uma história para essa tirinha:
Vazio Em Quadrinhos Balão Colorido – Florida Mesothelioma Lawyer ...


CURIOSIDADES SOBRE OS BALÕES

                             A linguagem dos quadrinhos se caracteriza pelo aspecto visual, traduzido por detalhes como:

Lâmpadas fora do balão:  ideias novas.
Espiral sobre a cabeça: raiva
Corações na linha do balão: amor, afeição
Estrelas sobre a cabeça: dor
Notas musicais: canto , música

                         As cores nos quadrinhos:
Rosa:  situações ótimas
Amarelo: situações problemáticas
Laranja: suspense , brigas 
Negro e cinza:  melancolia, tristeza
Vermelho: situações tensas
Verde:  desentendimento
Azul: situações tranquilas. 

                      As cores dos balões 
Branco: fala normal, susto, pensamento, grito,conversa ecochilo
Amarelo:  espanto, admiração e pedido
Rosa: observação, alivio, dor, amor e aviso.
Verde: raiva, medo, tristeza e impaciência
Laranja: ódio, orgulho, desprezo e tristeza
Lilás :tristeza profunda.
Cinza: pouco caso 
Vermelho: sentimentos fortes como raiva, medo e espanto.




SUBSTANTIVOS

          Os substantivos são dividos em diferentes classe. Vocês já conhecem alguns deles como os substantivos comuns ,  o que dá nome aos objetos e coisas , o substantivo próprio, que dá nome às pessoas, cidades, ruas, países, estados e os substantivos coletivos que se refere a um conjunto de  objetos da mesma espécie.
          Nós vamos aprender novos substantivos, são eles:

- Substantivos primitivos e derivados;
- Substantivos concretos e abstratos;
- Substantivos simples e compostos.

SUBSTANTIVOS  PRIMITIVOS E DERIVADOS : 
                               
                              Meu limão meu limoeiro,
                               meu pé de jacarandá...
                              
                 O substantivo limão é primitivo, pois não se originou de nenhuma outra palavra dentro de língua portuguesa.

Substantivo Primitivo é aquele que não deriva de nenhuma outra palavra da própria língua portuguesa.
O substantivo limoeiro é derivado, pois se originou a partir da palavra limão.
Substantivo Derivado é aquele que se origina de outra palavra.

Outros exemplos:
SUBSTANTIVO PRIMITIVO
SUBSTANTIVO DERIVADO
FLOR
FLORISTA
FLOREIRA
FLORICULTURA
FLORZINHA
FLORA
PEDRA
PEDREIRA
PEDREIRO
PEDREGULHO
DENTE
DENTISTA
DENTRIFICO (CREME DENTAL)
PORTA
PORTEIRO
PORTEIRA
PORTARIA
VIDRO
VIDRAÇARIA

Comentários

  1. laura mangili nagel abreu

    ResponderExcluir
  2. Evan Maya Santos Peratta

    ResponderExcluir
  3. Luiza Nascimento Marques

    ResponderExcluir

Postar um comentário