PORTUGUÊS - AULA DOS DIAS 20/04/2020 E 21/04/2020

                                Gênero: História em quadrinhos 
HABILIDADES :
(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressos gráfico- visuais em textos multissemiótico.
(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com a autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF15LP14)Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeia)
(EF15LP14)Interpretar recursos gráficos( tipos de balões, de letras, onomatopeia)
(EF01LP39)Construir pela observação da sequência de imagens, o sentido de uma  narrativa  visual (livros de imagem , história em quadrinhos)
(EF01LP37) identificar os constituintes básicos da estrutura de narrativa ficcional lida ou ouvida : personagens , tempo, espaço.

OBJETIVO DA  APRENDIZAGEM:
-Reconhecer o uso dos balões em cada  quadrinho;
-Produzir histórias em quadrinhos;
-Saber a função de cada pontuação em uma frase;
-Identificar e utilizar adequadamente das onomatopeias;
- Identificar os elementos organizacionais e estruturais de tirinhas e sua finalidade.
- Interpretar textos que conjugam duas linguagens – a verbal e não verbal.

METODOLOGIA :
AULAS DOS DIA 20/04/2020 (dois períodos)   E 21/04/2020 ( 1 período)
Vamos ver esse vídeo explicativo sobre os HQ's







                                               História em quadrinhos


Origem
As histórias em quadrinhos têm o objetivo de contar uma história, ficcional ou não, que representa feitos da humanidade em sua época. Então, entendendo a representação que a história em quadrinhos faz, é possível associar sua origem ainda com as pinturas rupestres, que há 35 mil anos eram a forma de representação que os seres humanos usavam para contar e relatar suas vidas e cotidianos, com explicações e descrições sequenciais de acontecimentos.
Depois da arte rupestre, é possível ainda ver essa forma de narrativa retratando, por exemplo, a unificação do Egito Antigo ,  bem como na Grécia Antiga,  com os vasos gregos que representavam atividades cotidianas e feitos épicos. Essas narrativas mostravam a cultura de um dado povo, em uma dada época, representando temas filosóficos e modelos de comportamento que guiavam as populações em suas culturas. Assim, nascem os heróis, que servem como modelos para os cidadãos comuns.
No fim do século XIX, com a invenção da prensa a vapor, nasceram os quadrinhos no formato que conhecemos hoje. A prensa a vapor passou, então, a imprimir mais impressões em menos tempo, fazendo com que os impressos alcançassem um público muito maior

( O conteúdo desse quadro é apenas para título de informação , não sendo necessário copiar. Mas o aluno que quiser ter essa informação registrada no caderno pode copiar ou imprimir esse quadro e colar no caderno). 

  Elas compõem o quadro dos chamados textos narrativos, onde a história se passa com diferentes tipos de personagens, ocorridas em determinado local, durante certo espaço de tempo. Geralmente, o objetivo maior é o entretenimento com forma de divertir, causar o humor.  Mas podem também transmitir uma informação, uma alerta à população. Como é o caso das famosas campanhas comunitárias relacionadas a riscos de doenças, ao desperdício de água, aos problemas causados pelo trânsito, entre outros.
             Elas possuem características específicas:
*O diálogo entre os personagens aparece através de balões, sendo que eles variam muito de formato.
 * Os sinais de pontuação são variados, reforçando a voz dos personagens e indicando o modo como eles revelam seus sentimentos, como raiva, espanto, alegria, tristeza.
* Há também a presença das onomatopeias, causando certa animação à história, por meio de sons produzidos por pessoas (zzz, para o sono, rrr, para o rosnado de um cão, entre outros), e por ambientes (crash, para a batida de um carro ou buuum para representar uma explosão).
*São compostas por uma linguagem verbal (com fala) e uma não verbal (somente imagens), fazendo uma associação entre imagens e  palavras procurando facilitar o entendimento do leitor .

BALÃO 

ONOMATOPEIAS 


LINGUAGEM
- VERBAL : quando há balões com diálogos entre os personagens
 Leia as tirinhas abaixo e responda:
 


-NÃO VERBAL quando a história é contada apenas por imagens .


                                             ATIVIDADES





 1)Explique o que significam as onomatopeias encontradas na tirinha:
Cebolinha:
1º quadro:___________________________________________
2º quadro:__________________________________________
3ºquadro:__________________________________________
Mônica:    
1º quadro:_______________________________
2º quadro:_______________________________ 
3º quadro:_______________________________
Anjinho
 1º quadro:_______________________________
2º quadro:_______________________________ 
3º quadro:_______________________________
2) Por que  o Cebolinha ficou com raiva do Anjinho?
   (    ) Ele caiu no chão            (    )Ele não ajudou e ainda  apanhou da Mônica 
   (     )A Mônica foi embora    (    ) Ele chorou


3) Percebemos nessa tirinha alguns sentimentos, que mudaram ao longo dos acontecimentos. Que sentimentos os personagens expressaram na tirinha?
Mônica:
1º quadro:_______________________________
2º quadro:_______________________________ 
3º quadro:_______________________________
Cebolinha
quadro:_______________________________
2º quadro:_______________________________ 
3º quadro:_______________________________
Anjinho:
1º quadro:_______________________________
2º quadro:_______________________________ 
3º quadro:_______________________________



4) Por que a Magali está chorando ?
R.:_____________________________________________

5)Magali demonstrou três sentimentos diferentes, um em cada quadro. Que sentimentos são esses?
R.:_____________________________________________

6) O que significam as onomatopeias dos:
1º quadro____________________________
2ºquadro ____________________________
3ºquadro _____________________________

 
7) Por que o Cascão  não quis ir para a Sibéria e preferiu o Saara?
R:________________________________________________
                
  








Comentários

  1. o meu do notebook esta com as imagens reviradas diferentes da do celular esta confuso todos os meus blogs do tablet notebook celular estao tudo diferente dai nao sei a ordem das atividades dos textos ou das imagens , a ordem importa?? se importar vou ter que esperar ate alguem me dizer a ordem ??? nao sei a odem de escrever vou esperar reposta ou aqui no blog ou no grupo !!!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ENTENDO, MAS O BLOG ABRE DE DIFERENTES FORMAS PARA CADA MODELO DE CELULAR, TABLET O COMPUTADOR. POR CAUSA DISSO COLOQUEI CO GRUPO AS IMAGENS CERTINHAS.

      Excluir
  2. Artur do Nascimento Pereira, estou colocando o nome dele só hoje, pois só fiquei sabendo hoje que era para colocar.

    ResponderExcluir
  3. Oi Prof! Rhyan está com a missão cumprida. Ele adorou

    ResponderExcluir
  4. Luiza Nascimento Marques

    ResponderExcluir

Postar um comentário