ENSINO RELIGIOSO - 07 DE JULHO


CONTINUAÇÃO DO TEXTO 

Terreiro
                Lugar sagrado das tradições religiosas afro-brasileiras Terreiro é o nome atribuído aos locais de culto das tradições religiosas de matriz africana. São, desta forma, sagrados tanto quanto os locais de culto de qualquer outra designação religiosa. Quando os africanos foram trazidos para o Brasil, contra sua vontade, tiveram que forçosamente abandonar tudo aquilo que para eles fazia sentido, sua terra natal, locais sagrados, familiares, etc. Uma das formas de resistência foi procurar manter sua adoração a Olorum (criador), além de outras divindades. Portanto, os terreiros de Umbanda e Candomblé, além de serem lugares sagrados, são também locais de resistência e preservação cultural, zelando pela memória de um povo enquanto nação. (BRASIL, 2005).
Os rios também são lugares sagrados
            Em vários períodos da História, as fontes de água, assim como os rios, foram considerados sagrados e dignos de reverência e respeito. Na Índia, todo rio é sagrado. Os rios são considerados extensões das divindades. A possibilidade de vida no planeta está ligada às águas, devemos lembrar que dois terços do planeta são formados de água e que o corpo humano é feito de mais ou menos 70% de água.







 

  


Onde o templo é a natureza
                   Muitas organizações religiosas compartilham sobre a opinião de que a terra é um bem comum, indispensável e, portanto, um dom sagrado. Contudo, a posse e a propriedade sobre a terra geraram e tem perpetuado desigualdades e violência. Quando todos têm acesso à terra, à água e aos alimentos, a palavra igualdade parece ter mais sentido. Desta forma, o espírito de conquista e invasão torna-se uma das maneiras mais cruéis de violar e corromper, não só os lugares de vivência das pessoas, mas também seus locais sagrados. Os indígenas em geral sempre procuraram relembrar os antepassados e reviver suas histórias, assim como cuidar da natureza, dádiva da Mãe Terra. Para eles, lugar sagrado é o local onde se vive. Portanto, as matas, os rios, as montanhas, a terra e tudo que nela habita fazem parte de um todo entendido como sagrado e por isso merece adoração, respeito e preservação.




ATIVIDADE


       C) Relacione os principais  lugares sagrados existentes em seu estado.


Comentários

Postar um comentário