HISTÓRIA - aula do dia 03 de junho de 2020

VEJA O VÍDEO ABAIXO QUE EXPLICA O  PROCESSO DE SEPARAÇÃO DO AÇÚCAR BRANCO DO MASCAVO E  O FUNCIONAMENTO DE UM ENGENHO DE AÇÚCAR . 



Responda as questões abaixo com base no texto da aula do dia 20 de maio e com base no vídeo acima:

1) Entre o ano do descobrimento do Brasil e a sua colonização houve um ciclo econômico que deu origem ao nome do nosso pais . Que ciclo foi esse? 
2) Qual  o motivo que levou os portugueses a plantarem cana no Brasil ?
3) Para onde era mandado o açúcar brasileiro para ser refinado?
4) Explique o que era um engenho.
5) A Capitania de São Vicente foi uma das capitanias que deram certo no Brasil. O seu donatário Martin Afonso de Souza foi um grande administrador. O que ele fez em suas terras que se tornaram muito produtivas, assim como era  o desejo da Corte portuguesa .
6) Em 1530 Portugal sentiu a necessidade de colonizar o Brasil. Qual foi a solução que Portugal encontrou para isso?
7) Qual a localização dos engenhos de açúcar naquela época?
8) O que tinha no litoral que facilitava a comunicação e o transporte de mercadoria?
9) Explique a importância dos rios para os engenhos.
10) Qual era a função dos trabalhadores livres no engenho?
11) Quais as três maneiras que a moagem poderia ser feita? 
12) No vídeo fala-se que na época do Brasil colônia o açúcar branco era mais valorizado do que o mascavado. Hoje quando vamos ao mercado podemos perceber que o açúcar refinado (branco) é mais barato do que o açúcar mascavo.  Com base em nossas vivências e nas mudanças de hábito do ser humano explique por que hoje é ao contrário daquela época. 
13) A escravidão no Brasil iniciou quando os portugueses não conseguiram mais ter tanto domínio sobre os indígenas e precisavam de mão-de-obra na lavoura de cana-de-açúcar . Por que os portugueses usavam a mão-de - obra escrava ?






Comentários

Postar um comentário