LIXO - LEITURA COMPLEMENTAR

 



LIXO 

         Lixo é tudo que não precisamos mais, desde os restos de comida, que jogamos fora, até os venenos químicos expelidos pelas fábricas. O problema do lixo piorou com o desperdício de muitas pessoas.  Muita coisa comprada hoje em dia é feita para ser usada uma vez e jogada fora depois. Além disso muitos produtos vem em embalagens desnecessárias, que são jogadas fora quando os artigos são desembrulhados . 

           O lixo de nossas casas geralmente é colocado em aterros sanitários. Ele pode poluir os mananciais subterrâneos de água quando materiais nocivos do aterro escoam pelo solo.

              Fogões, eletrodomésticos, geladeiras e máquinas de lavar são jogados fora todos os anos. São bilhões de garrafas anualmente. Carros velhos, latas vazias de bebidas e comida, e papel usado vão sendo empilhados nos depósitos de lixo. 

                Um estudo feito pelo Fundo Mundial pela Natureza aponta o Brasil como o 4º país no mundo que mais produz lixo . São 11.355,220 toneladas e apenas 1,28% são reciclados. Só em plástico são 2,4 milhoes de toneladas descartadas de forma irregular. Aproximadamente 7,7 milhoês de toneladas vão para os aterros sanitários .

1º lugar - EUA

2º lugar - China

3º lugar - Índia 

 

                Segundo a Fundação Mundial cerca de 10 milhôes de toneladas de plástico vagam pelos oceanos. Uma pesquisa alerta que em 2030 serão lançados ao mar o equivalente a 26 mil garrafas de plástico por quilômetro quadrado.

                      A poluição do plástico afeta: 

                      - a qualidade do ar, do solo e sistemas de fornemcimento de água ;

           O aterro sanitário, famoso lixão é um buraco forrado com lonas de plástico. Depois de jogar o lixo, a área é recoberta com uma camadinha de terra para evitar a festa de moscas, ratos e urubus. Os gases ro chorumev(líquido fedido que escorre do lixo) são coletados e tratados para não contaminar o lençol freático (águas subterrâneas). O problema é que esses terrenos estã ose esgotando, em muitas cidades do mundo. Não tem terra que chegue para tanto lixo.

       

Entenda o funcionamento do aterro

O aterro sanitário é uma obra de engenharia com o objetivo de tratar a decomposição final dos resíduos da forma mais ambientalmente correta possível. O seu funcionamento é basicamente assim:

  • A base do aterro é constituída por um sistema de drenagem de chorume;
  • A base deve estar em cima de uma camada impermeável de polietileno (plástico, lona) de alta densidade (PEAD), em cima de uma camada de solo compactado para evitar que haja vazamento de líquidos para o solo. Evitando assim contaminação dos lençóis freáticos;
  • O interior do aterro possui um sistema de drenagem de gases, possibilitando a coleta do biogás (constituído por metano, CO2 e vapor de água) até a atmosfera. Este gás é queimado ou é aproveitado para geração de energia.
  • Todos os resíduos são cobertos por camadas de argila e também é constituído por um sistema de drenagem de águas pluviais, protegendo de infiltrações de água de chuva no interior do aterro;
  • Todo o aterro sanitário deve ser monitorado;
  • Todo o limite do aterro deve ser cercado, impedindo entrada de estranhos e animais;
  • O aterro precisa possuir balança para controle da quantidade de resíduos que estão entrando;
  • Guarita;
  • Prédio administrativo;
  • Oficina;
  • O aterro deve ter uma distância de aproximadamente 200 metros de qualquer curso d’água.

Aterro Sanitário  

Comentários