O QUE É UMA COMPOSTEIRA?
É um ecossistema higiênico que ajuda a reduzir o lixo e emissões de gases do efeito estufa. Com a composteira trandformamos o lixo orgânico em húmus.
BENEFÍCIOS DA COMPOSTERIA:
- diminui as emissões de gás metano;
- produz húmus (37,5 toneladas de hu´mus por ano reduz espçaos ocupados nos aterros e lixões e reduz a poluição do solo, lençõis freáticos e da atmosfera).
MINHOCÁRIO:
- produz húmus (adubo orgânico)
- são seres dentritívoros e decompositores ;
- as minhocas californianas tÊm maior capacidade de adaptação à condições de cativeiro e alta produção de adubo orgânico.
- são aceleradoras do processo de compostagem;
- são animais higiênicos e não transmitem doenças.
INSETICIDAS CASEIROS
Chorume orgânico
O chorume orgânico, diferentemente do chorume tóxico produzido em aterros, é um ótimo biofertilizante e, dependendo do uso, também pode ser um bom inseticida natural. O chorume orgânico é o líquido produzido pela decomposição dos alimentos por meio do processo de compostagem com minhocas (para saber mais sobre esse tema confira a matéria: "O que é compostagem e como fazer"; e pode ser feito em casa. Se ele for diluído em dez partes de água e aplicado nas folhas (no período de sol baixo) e solo, fornecerá micronutrientes que auxiliarão o crescimento e defesa das plantas. Se cada parte de chorume for diluída numa parte de água na proporção meio a meio, a mistura terá potencial inseticida e poderá ser aplicada com um borrifador diretamente nas partes atingidas por pragas. A propriedade inseticida do chorume orgânico pode ser utilizada tanto como forma de combate quanto prevenção a pragas. Mas lembre-se de aplicá-lo somente durante o sol baixo, caso contrário, poderá queimar as folhas do cultivo.
Sabão de coco
O sabão de coco também pode ser um aliado do controle de pragas. Mas antes de utilizá-lo verifique se em sua composição foram utilizados apenas óleos vegetais e soda cáustica (que não é prejudicial à saúde depois que reage e se transforma em glicerina e sabão). Muitos sabões incluem óleos derivados do petróleo e outras substâncias prejudiciais, evite-os. Para saber mais sobre esse tema, confira a matéria: "Sabões, detergentes e seus impactos no meio ambiente".
Para utilizar o sabão de coco misture uma colher dele numa xícara de óleo de coco, despeje essa mistura num borrifador contendo 500 ml de água e aplique diretamente sobre as plantas ou insetos indesejados. Mas cuidado, não confunda pragas com insetos polinizadores como abelhas, que são essenciais para o desenvolvimento das plantas. Saiba mais sobre esse tema na matéria: "A importância das abelhas para a vida no planeta". Lembre-se também que o sabão de coco está previsto na legislação como orgânico, entretanto não é um produto 100% natural.
Alho e cebola
Alho e cebola também podem funcionar como inseticida natural. Para isso, deixe ferver cinco dentes de alho e metade de uma cebola em um litro de água por aproximadamente dez minutos. E, após esfriar, pulverize a mistura nas plantas afetadas durante o sol baixo.
Urtiga
Colha 200 gramas de urtiga e deixe descansando num recipiente com dez litros de água durante cinco dias. Após esse período, coe a mistura e pulverize o líquido diretamente nas plantas durante o sol baixo.
Folha de tomate
Se você já teve cultivos de tomate sabe que essas plantas nascem muito facilmente e têm um ciclo de vida bem curto; após a primeira leva de tomates, ela acabam morrendo naturalmente. Uma forma de aproveitar suas folhas antes de morrerem é fazer inseticida natural. Para isso, preencha dois copos com folhas de tomate picadas e adicione água. Deixe essa mistura descansando por uma noite, acrescente mais dois copos d'água e pulverize nas plantas durante o sol baixo.
Pimenta
A pimenta não faz mal às plantas e funciona como um ótimo inseticida natural contra pragas. Para isso, bata no liquidificador cinco a dez pimentas com dois copos de água e deixe a mistura descansando durante uma noite. Pronto! Já pode borrifar nas plantas. Mas cuidado com os olhos e lave bem as mãos após o uso.
Ao utilizar essas técnicas fáceis para se livrar de pragas, certifique-se de não estar eliminando plantas ou bichinhos que são benéficos para a sua horta orgânica.
Comentários
Postar um comentário