AULA DO DIA 14 DE SETEMBRO - APOSTILA ESPAÇO VERDE

  O problema de se utilizar PET e outros recipientes no cultivo de alimentos  - Diário de uma Sementeira

Como fazer uma horta em nossa casa?

1º passo – Decidindo onde plantar

2º passo – A terra precisa de preparo

3º passo – Escolhendo o que plantar

4º passo – Cuide bem da sua horta

5º passo – Prevenindo insetos

 

Neste projeto iremos trabalhar algumas palavras novas, por isso vamos iniciar conceituando algumas. Procure o significado das palavras abaixo:

 

SUSTENTABILIDADE: De uma forma simplificada a sustentabilidade pode ser definida como ações/atividades humanas que visam suprir as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras. A sustentabilidade tem como pilar 3 elementos: meio ambiente, impacto social e economia. Por isso, entende-se que para uma sociedade ou sistema ser sustentável deve-se incentivar a conservação do meio ambiente, o bem-estar social e o ganho econômico de modo que não coloque em risco os 2 primeiros elementos. A sustentabilidade é de fundamental importância para uma comunidade saudável e equilibrada.

1)     uma tonelada de papel reciclado poupa cerca de 22 árvores, economiza 71% de energia elétrica e polui o ar 74% menos .

2)      O Brasil está em quarto lugar entre os países com mais construções sustentáveis

3)     Reutilizar a água de lavagem de roupas para lavar o quintal; fechar as torneiras quando elas não estiverem sendo usadas; apagar as luzes quando não está utilizando são ações sustentáveis que qualquer pessoa pode fazer.

4)     A natureza leva 2 a 6 semanas a decompor um jornal, 1 a 4 semanas as embalagens de papel, 3 meses as cascas de frutas, 3 meses os guardanapos de papel, 2 anos as bitucas de cigarros, 2 anos os fósforos, 5 anos as pastilhas elásticas, 30 a 40 anos o nylon, 200 a 450 anos os sacos e copos de plástico, 100 a 500 anos as pilhas, 100 a 500 anos as latas de alumínio e um milhão de anos o vidro .

5)     Descarte corretamente resíduos nocivos (pilhas, baterias, lixo hospitalar, óleo…).  Todos os resíduos que geramos devem ser descartados de forma correta, isto pode contribuir para a conservação do meio ambiente.


ORGÂNICO: aquele produto cultivado sem agrotóxicos e sem adubos químicos, de um jeito bem natural e descomplicado, sem frescura e sem grandes preocupações técnicas, como se fazia antigamente em qualquer chácara ou sítio. Existe uma lei que regula os orgânicos. O Ministério da Agricultura emite um selo, atestando que ele foi produzido dentro dos conformes. Portanto, só é orgânico aquele produto que possui o selo. LEI 10831.


https://organis.org.br


ADUBO: Fertilizantes ou adubos (sintéticos ou orgânicos) são qualquer tipo de substância aplicada ao solo ou tecidos vegetais (geralmente as folhas) para prover um ou mais nutrientes essenciais ao crescimento das plantas.


ESTAQUEAMENTO :usar estacas para construir uma cerca Na horta consiste em fincar uma estaca ao lado da planta, com uma estaca apenas (individual) ou cruzadas (duas ou mais estacas). É indicada para tomate, pimentão, berinjela, pepino, feijão vagem e ervilha-torta. 


SEMEADURA: ato ou efeito de semear, de lançar à terra as sementes; semeação, sementeira.


IRRIGAÇÃO: É a técnica de fornecer, artificialmente, água às plantas, no momento certo e em quantidade suficiente, assegurando uma boa produção.


AGROTÓXICOS: Os agrotóxicos são substâncias químicas utilizadas especialmente na agricultura e que servem para o controle de doenças e pragas nas plantações.

Também conhecidos como defensivos agrícolas ou pesticidas, esses produtos alteram as características da fauna e da flora para evitar que outros organismos vivos causem danos nas plantações. O uso dos agrotóxicos, no entanto, está associado a diversos prejuízos ao meio ambiente e à saúde dos seres vivos, especialmente quando utilizados em excesso ou com regulamentação precária.

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Dentre os produtos consumidos no país, estão rótulos já proibidos em diversos países devido a comprovação de sua toxicidade.

SUBSTRATO: é a base, o fundamento, a essência. É também aquilo que restou, o resíduo, a sobra, é ainda o motivo, a origem. Em ecologia, substrato é um sedimento preparado a partir de resíduos renováveis, que servem de base para sustentação e nutrição de vários organismos vivos. O bagaço de cana é o substrato da cana de açúcar. Na jardinagem, substrato é todo material utilizado como meio de germinação e cultivo de plantas. É a combinação de dois ou mais componentes orgânicos, minerais e sintéticos, que reunidos fornecem as propriedades químicas e físicas adequadas para o cultivo das plantas.

A composição do substrato pode reunir humos, areia, casca de pinus etc, materiais que possuem boa absorção e facilidade de drenagem da água.


 

ATIVIDADE PRÁTICA 

 

FAÇA A SUA PRIMEIRA HORTA. ESCOLHA UMA HORTALIÇA DE SUA PREFERÊNCIA, UM TEMPERO OU ATÉ MESMO UM CHÁ E VAMOS DAR INÍCIO AO ESPAÇO VERDE EM SUA CASA.

 



ORIENTAÇÕES PARA A AULA DO DIA 16 DE SETEMBRO:
- Realizar a leitura do texto sobre as hortaliças e fazer as 3 atividades solicitadas para esse dia . Na aula de quarta-feira faremos a correção. O que vocês não conseguirem ou tiverem um pouco mais de dificuldade deixe em branco e faremos juntos.


NÃO ESQUEÇAM DAS AULAS DOS DEMAIS PROFESSORES AO LONGO DA SEMANA :

5º 01-     TERÇA   - 11h/12h - Ed física prof. Claudia Hartwing e Inglês prof Ana 
              QUARTA - 9h/10h - PROF. CLAUDIA  OETINGER 
              QUINTA - 9h/10h - Artes com prof. Celso 
              SEXTA -   9h/10h - PROF. CLAUDIA  OETINGER 

5º 03-     TERÇA   - 11h/12h - Ed física prof. Claudia Hartwing e Inglês prof Ana 
                               16h/17h - Ed. física prof. Guilherme 
              QUARTA - 9h/10h - PROF. CLAUDIA  OETINGER 
              QUINTA - 14h/15h - Artes com prof. Celso 
              SEXTA -   9h/10h - PROF. CLAUDIA  OETINGER 



Comentários