PORTUGUÊS -13 DE JULHO



IntegrAÇÃO Roo: Conteúdo programático - Língua Portuguesa
CORREÇÃO DAS CRUZADINHAS DO DIA 07 DE JULHO.
     1)    COMPLETE COM PALAVRAS ESCRITAS COM X OU CH
1.     Enxoval
2.    Lixa
3.    Xícara
4.    Chorar
5.    Chaminé
6.    Churrasco
7.    Chinelo
8.    Enxame
9.    Lixo
10.  Chofer
11.  Chulé
12.  Faxina
13.  Xarope
14.  Chave
15.  Chapéu
16.  Enxada

     2)   DESCUBRA A PALAVRA OCULTA
1.     Cachorro
2.    Pasto
3.    Cerejas
4.    Sacola
5.    Banco
6.    Colégio
7.    Foguete
8.    Queixo
9.    Canja
10.  Desligue
11.  Estilingue
12.  Careca
13.  Brigadeiro
14.  Caranguejeira
      


GÊNERO INSTRUCIONAL







 EXEMPLOS: como lavar as mãos, bula de remédio, receita, instruçoes de jogos, manuais de eletrodomésticos, telefones celulares, vídeo games,  guias e mapas rodoviários, manuais de concursos públicos, normas de uso de materiais de higiene, etc.
                        A estrutura do texto instrucional deve ser simples e acessível, de modo a informar clara e sucintamente.
             A sua leitura deve informar ao leitor uma série de instruções que permitam concretizar corretamente uma ação, ainda que seja pela primeira vez.
  
ATIVIDADE:

1)            Veja abaixo as instruções de como brincar de passa -anel. Após a leitura das instruções, você poderá brincar em casa com seus familiares. Depois da brincadeira escrevam, em seu caderno, e mande uma foto para eu ler, as instruções de sua brincadeira favorita. Não esqueça de nenhum passo, todos eles são importantes para que a brincadeira ocorra de maneira correta e divertida.  
2)         Relacione a coluna da esquerda com a da direita
(a)  Pronome pessoal do caso reto              
(b)  Pronome oblíquo                                 
(c)  Pronome de tratamento                      
(      )   você      
(      )   vós  
(      )   mim
(      )   Vossa Eminência
 (      )   comigo                                                       (      )  Nós                                                            (      )  Senhorita
3) Identifique a partir dos pronomes de tratamento nas frases abaixo, a quem se refere o pronome :

a-           Vossa Santidade esteve  visitando a cidade de Jerusalém.
___________________________________________
b-           Bom dia Vossa Eminência !!!
__________________________________________
c-           Vamos receber em nosso Estado a Vossa Majestade Imperial do Japão.
__________________________________________
d-           No jantar de ontem estava presente a Vossa Magnificência da Universidade de São Paulo .
_________________________________________
4-Relacione os pronomes de tratamento, listados a seguir, aos respectivos cargos. 

1. Vossa Excelência                                 ( ) Papa
2. Vossa Magnificência                           ( ) Presidente
3. Vossa Senhoria                                   ( ) Coronel
4. Vossa Reverendíssima                         ( ) Reitor
5. Vossa Santidade                                 ( ) Pastor
5-Para se referir aos chefes dos Poderes Executivos (presidente, governadores e prefeitos), deve-se usar o pronome de tratamento Vossa
 a)       Excelência. 
 b)      Magnificência.
c)       Digníssima.
d)      Reverendíssima.
e)       Excelência Reverendíssima.

6- Assinale os pronomes de tratamento adequados para as seguintes autoridades: 

I – Papa
II- Ministro
III – Reitor
IV – Vereador

 a)  Vossa Santidade, Vossa Excelência, Vossa Magnificência, Vossa Senhoria.
b)  Vossa Eminência, Vossa Excelência, Vossa Senhoria, Vossa Santidade.
c)  Vossa Senhoria, Vossa Excelência, Vossa Magnificência, Vossa Santidade.
d)  Vossa Excelência Reverendíssima; Vossa Excelência; Vossa Eminência, Vossa Senhoria.
e) Vossa Senhoria, Vossa Excelência, Vossa Graça, Vossa Beatitude. 

TRABALHO :
 Em tempo de pandemia muitas coisas mudaram drasticamente em nossas vidas. Temos mais tempo em casa e muitas vezes não sabemos mais o que fazer apesar de nossas atribuições diárias, inclusive com a escola.  Então vamos aproveitar e unir a diversão em família com a aprendizagem escolar .
Como entramos no gênero INSTRUCIONAL, vocês deverão elaborar um jogo de tabuleiro  que deverá conter os assuntos até agora trabalhado .
- substantivos  ( não precisa ter todos os tipos, escolham pelo menos 3 deles)
- pronomes pessoais do caso reto
- pronomes oblíquos
- Pronomes de tratamento
Usem a criatividade, pode ser um jogo de perguntas e respostas como o PERFIL, pode ser de mímicas, como o IMAGEM E AÇÂO, sejam criativos.
- O jogo deve ter um nome e o mais importante de tudo as REGRAS, que são as instruções do jogo.
ENVIAR PARA PROFESSORA O VÍDEO DE VOCÊS JOGANDO COM A FAMÍLIA.  NO DIA 03 DE AGOSTO .














Comentários

Postar um comentário