Continuação do texto da aula anterior
Os escravos africanos e seus
descendentes resistiram bravamente à destruição da sua cultura, o que resultou
na manutenção de muitos de seus valores e costumes, ainda que adequados às
exigências dos colonizadores. O resultado dessa adequação produziu o que
chamamos de sincretismo religioso, nesse caso, o resultado da mistura de
símbolos religiosos africanos com símbolos religiosos católicos, já que a
Igreja Católica era contrária às manifestações religiosas originalmente
africanas.
Por meio de seus cultos, nos quais a
reza se misturava com o batuque, com a dança e com o canto, os negros reagiam à
imposição que a Igreja Católica lhes fazia de seu Deus, assim como extravasavam
os dissabores do pesado trabalho nas lavouras e nas minas.
Contudo, as danças e cantos que
marcavam a cultura africana e qualquer outro tipo de cultura popular no Brasil
Colônia eram vigiados de perto e considerados imorais pelo clero católico; por
isso, muitas vezes, eram misturados a manifestações culturais de caráter
sagrado.
É inegável que houve um salto
considerável em termos culturais no Brasil colonial do período de predominância
da cana-de-açúcar para o período da mineração. A maior circulação de pessoas e
de riquezas em um ambiente mais urbano do que rural permitiu uma mobilidade
social que o Brasil ainda não tinha conhecido até o século XVIII.
Jogar capoeira, de
Rugendas. A capoeira, uma mistura de dança, jogo e luta praticada pelos
africanos e seus descendentes no Brasil, não era bem vista pela elite colonial
brasileira, o que fez com que ela fosse combatida e até proibida.
Vila Rica (atual Ouro Preto) foi um dos principais centros das mais
variadas manifestações artísticas, chegando a comportar a primeira Casa de
Ópera do Brasil. O barroco mineiro é apontado como a maior expressão do
desenvolvimento cultural ocorrido nas Minas Gerais.
Contudo, não podemos nos esquecer de que as manifestações culturais
ocorridas no Brasil colonial eram, em sua grande maioria, reproduções da
cultura europeia, haja vista o fato de o Brasil ser uma colônia de exploração e
estar submetido ao controle da metrópole (Portugal). Mesmo a arte popular, mais
regionalizada e desenvolvida de forma endógena, sofria o controle e as punições
impostas ou pela Igreja Católica ou pelo próprio Estado português.
Antonella Ù3Ú
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ResponderExcluirEduarda Rodrigues UwU
ResponderExcluirJoaquin Boccanera Tamain
ResponderExcluirJoaquin Boccanera Tamain
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