ENSINO RELIGIOSO 23 DE JUNHO PARA 5 º 01 E 26 DE JUNHO PARA 5 º 03




LUGARES SAGRADOS 

          
Toda vez que alguém bronqueava com Mariazinha, ela saía correndo e subia no “morro da pedra bonita”. Era um lugar no alto de um morro em que havia uma pedra grande de onde podia se ver toda a cidadezinha. Para ela, aquele lugar era sagrado, lá ela se sentia segura, ficava observando de cima toda a cidade e parecia que estava olhando para si mesma e aos poucos ia se acalmando. (SANTOS, 2007). 

Mas o que é um lugar sagrado? 
Quais são as características de um lugar sagrado? 
O que faz com que um lugar seja considerado como sagrado? 
Qual lugar é sagrado? 

                 Lugar pode ser um espaço que se torna familiar para o sujeito, é o local onde ocorrem as relações do dia a dia. Construímos nosso entendimento de lugar na relação de afetividade, identidade, onde o particular e histórico acontece. Por outro lado, espaço pode ser qualquer local, independente de identificação ou familiaridade, é qualquer porção da superfície terrestre. No espaço estamos vulneráveis, no lugar no sentimos acolhidos e sentimos que podemos fazer parte. 

             O que torna um lugar sagrado é a identificação e o valor atribuído a ele. Muitas vezes é entendido como sagrado o local em que nasceu ou morreu um determinado líder religioso, onde foram construídos templos de adoração, igrejas, cemitérios, catacumbas, criptas ou mausoléus, ou seja, o espaço no qual enterramos os mortos, onde se fazem os cultos e rituais em reverência ao divino. O lugar sagrado e a arte na religião Vamos conhecer os lugares sagrados de algumas organizações religiosas e analisar as produções artísticas e culturais que as diferenciam.

              Acredita-se que na pré-história as pinturas feitas no interior das cavernas em galerias muito distantes possuíam finalidades ritualísticas. No período paleolítico, os caçadores, ao pintar suas experiências cotidianas, como a de caça aos animais, acabavam por adquirir um domínio sobre eles, então as pinturas tinham uma função de culto e objetivo religioso, à medida em que poderiam invocar forças místicas ou divinas. Essas pinturas feitas nas cavernas são chamadas de pinturas rupestres. No antigo Egito, surge a arquitetura monumental das pirâmides, grandiosas construções que serviram como túmulos para os Faraós, os quais eram os líderes máximos daquele povo. As pirâmides mais famosas são as de Queóps, Quefren e Miquerinos, localizadas no deserto de Gisé.

         A arte egípcia estava intimamente ligada à religião. Além de pirâmides eles construíram templos, esculturas, pinturas, artes decorativas, máscaras funerárias, relevos e artefatos que simbolizavam, por meio da arte, todo o poder da cultura dos egípcios. A arte Egípcia era bastante padronizada e tinha a função de difundir preceitos e crenças religiosas.


                Assim como os egípcios, a cultura Greco-romana construiu muitos templos para cultuar seus Deuses. Para eles os Deuses habitavam o monte Olimpo, e o mais poderoso entre eles era Zeus, esposo da Deusa Hera, protetora dos casamentos. A Mitologia era um dos elementos da religião grega. Nela, cada deus tinha uma função, por exemplo: Afrodite era a Deusa da beleza; Eros do amor; Poseidon dos mares; Apolo da harmonia e da luz; Atena Deusa da sabedoria; Dionísio deus da desordem e do vinho etc. Em homenagem a eles foram construídos muitos templos, com magnífica arquitetura e riqueza artística. Esses templos eram respeitados como lugares sagrados, onde aconteciam rituais e oferendas aos Deuses para manter o elo que ligava os homens às divindades. Porém, essas estruturas não foram construídas para abrigar pessoas, mas para evitar a excessiva exposição das esculturas de Deuses e Deusas ao sol ou chuva.


Atividade

 1- Como vimos, as pirâmides eram usadas como túmulos para os Faraós, onde os egípcios escreviam preces e orações nas paredes para orientar o caminho dos faraós mortos. A partir da planificação do sólido geométrico abaixo, construa  as pirâmide dos Faraós: Quéops, Quefrem e Miquerinos e monte uma maquete com as três pirâmides. 

2- Assista o filme da disney "Hércules" e registre em seu caderno  as relações do filme com o texto acima. Mande foto do seu texto para a professora.

Comentários

Postar um comentário