PORTUGUÊS - AULA 12 DE MAIO ( 1 PERÍODO)

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DA AULA DO DIA 11 DE MAIO 

1) PRIMEIRA TIRINHA 
a) CASCÃO - espantado  ou destemido (corajoso) ou aflito 
    CEBOLINHA- aflito ou decepcionado 
b) balão de grito 
c)Cebolinha
d) que está se afogando 
e) O humor é que o Cebolinha está no raso, fingindo se afogar para  ver se o Cascão se joga na água para salvá-lo, mas como o Cascão tem medo de água, nem pelo amigo ele se joga, prefere pedir ajuda orando .

  SEGUNDA TIRINHA 
a) É    que mesmo a Mônica questionando a Magali sobre o excesso de comida que ela come , e ela concordando, ainda assim "roubou" a pizza da Mônica, que ficou sem entender como ela fez aquilo sem ser notada. Que assim como come muito sem engordar "roubou" a pizza sem ser notada.
b)Gulosa
c)De como a Magali consegue comer tanto e não engordar.
d) A Magali comeu a pizza da Mônica durante a conversa sem que ela percebesse. 

TERCEIRA TIRINHA 
a) Porque ela disse que  vai ser vegetarina e ele é o cebolinha . 
b) gordurosas ou fritura ou vegetariana 
c) gordura ou frito ou vegetal 
d)A nuvem e o zum significam que o cebolinha saiu correndo .           
   Os riscos nas cabeças da Mônica e da Magali significam que elas não entenderam porque ele fugiu.

QUARTA TIRINHA 
2º quadrinho: Barulho que o Cebolinha faz com a boca ao mostrar a língua. Os riscos significam que estã omovimentando a cabeça. 
3º quadrinho: As estrelas signicam dor e  os riscos em espiral que o CEbolinha ficou tonto .
4º quadrinho:  Pocotó som do cavalo  galopando  e Aiôô  significa  vamos, avante. 

QUINTA TIRINHA 
bolita 
guerrilha - guerreiro 
resgatado 


captura
preso
luta


2)Página 29


Página 30 





SUBSTANTIVOS CONCRETOS E ABSTRATOS 
LÂMPADA
                                                                                                     LÂMPADA                 MALA 



Os substantivos lâmpada e mala designam seres com existência própria, que são independentes de outros seres. São assim, substantivos concretos.
Substantivo Concreto é aquele que designa o ser que existe, independentemente de outros seres.

Obs.: os substantivos concretos designam seres do mundo real e do mundo imaginário.

Seres do mundo real: homem, mulher, cadeira, cobra, Brasília, etc.

Seres do mundo imaginário: saci, mãe-d'água, fantasma, etc.

Observe agora:

Beleza exposta

Jovens atrizes veteranas destacam-se pelo visual.

O substantivo beleza designa uma qualidade.

Substantivo Abstrato é aquele que designa seres que dependem de outros para se manifestar ou existir.

Pense bem: a beleza não existe por si só, não pode ser observada. Só podemos observar a beleza numa pessoa ou coisa que seja bela. A beleza depende de outro ser para se manifestar. Portanto, a palavra beleza é um substantivo abstrato.

Os substantivos abstratos designam estados, qualidades, ações e sentimentos dos seres, dos quais podem ser abstraídos, e sem os quais não podem existir. Por exemplo:

vida (estado), rapidez (qualidade), viagem (ação), saudade (sentimento). 



ATIVIDADES 

1. Reescreva as frases  substituindo as palavras destacadas por outro substantivo abstrato.

a) Conquistou o título com o seu esforço.
b) Ele é muito humilde.
c) Aprende tudo rapidamente.
d) Saiu após beijar a mãe.
e) Tem atitudes justas.
f) Muitos idosos têm problemas de saúde.
g) O mundo precisa de pessoas boas.
h) Jurou que não tinha mentido.
i) Acreditava que as coisas melhorariam.

2. Indique substantivos abstratos a partir das seguintes palavras.

a) branco- delicado 
b) jovem
c) mau
d) feio
e) delicado
f) certo
g) doce
h) macio
i) escuro
j) extenso

3.Indique 3 substantivos concretos para cada grupo.

a) Nomes de lugares
b) Nomes de instituições
c) Mobiliário
d) Personagens folclóricas
e) Objetos

4.Classifique os substantivos em destaque nas orações abaixo:

a) Esta é minha flor favorita.

b) Dom Casmurro é um romance.

c) A honestidade é essencial nas relações humanas.

d) O cardume migrava para a desova.

e) O ferreiro ensinava-lhe o ofício.


5.Relacione as colunas de acordo com a classificação dos substantivos em destaque:

I. Substantivo abstrato

II. Substantivo concreto

a) ( ) Minha aliança de casamento é de ouro.

b) ( ) O crescimento econômico depende de uma nova aliança comercial.

6. Copie no caderno  o texto abaixo:

                                 A Cidade Cinzenta

    Era uma vez um homem cinzento que morava em uma cidade cinzenta. Todos os dias ele usava um terno cinza e fazia as mesmas coisas: ia de casa para o trabalho e do trabalho para casa. Nunca alguém havia visto esse homem dar um sorriso. Todas as pessoas que ali moravam eram assim, como aquele homem cinzento. A cidade onde viviam estava sempre nublada. Enormes nuvens cinza ficavam no céu, mostrando constantes ameaças de chuva, embora só chovesse às vezes.

    Um dia, a caminho do trabalho, o homem cinzento encontrou um lápis de cor laranja no chão. Quando o viu, parou e ficou olhando fixamente para aquele objeto, até que finalmente decidiu pegá-lo. Com o lápis de cor laranja, desenhou um enorme sorriso em seu rosto e se sentiu diferente, muito melhor do que se sentia antes. Colocou então o lápis em seu bolso e continuou seu caminho.

    Enquanto caminhava com o sorriso desenhado em seu rosto, as pessoas que o olhavam acabam se assombrando e, pouco a pouco, se contagiavam e começavam a sorrir. Não demorou e toda a cidade tinha um sorriso no rosto pois um havia contagiado o outro. As nuvens cinza começaram a desaparecer e o sol surgiu, contagiando com seus raios a cidade, que começou a se tornar colorida e alegre.

(conto mexicano traduzido por Janaina Spolidorio)

 a) O texto a cima  tem mais substantivos abstratos ou concretos?

b) Quantos substantivos abstratos o texto tem? E quantos concretos ?

c) Escreva 5 substantivos de cada grupo que você encontrou.










Comentários

Postar um comentário