MATEMÁTICA - aula dia 19 de maio (2 períodos)

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DA AULA DO DIA 15 DE MAIO

1) Em uma escola  aconteceu uma disputa de atletismo . Veja a tabela abaixo com o  tempo, em segundos, que alguns corredores levaram para completar o percurso:
 Joana
 Moisés 
Cristina  
 José 
   13,05 
 12,97
 23,67
 23,70

a) Quem fez o percurso em menos tempo? MOISÉS 
b)Quem fez o percurso em mais tempo? JOSÉ 
c) Coloquem em ordem crescente os tempos dos corredores: 12,97  - 13,05  -  23,67  -  23,70 

2) Priscila foi ao mercado e comprou alguns itens , dentre eles  café a R$ 8,99; feijão a R$4,78; açúcar a R$2,23; achocolatado a R$6,57 e frango a R$ 12,08. 

a)Qual desses itens foi o mais barato? R$2,23
b)Coloque esses valores em ordem decrescente:R$12,08  - R$8,99  - R$6,57  -  R$4,78  - R$ 2,23

    2) livro 





EMEF DO AMBRÓSIO 
UNIDADE TEMÁTICA : NÚMEROS 
HABILIDADES:
*(EF05MA03)Identificar frações (menores e maiores que a unidade), ass]ociando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso. 
*(EF05MA03) Representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso. 
*(EF05MA03)Identificar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.
(EF05MA04) Identificar frações equivalentes. 
*(EF05MA05) Comparar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.
 *(EF05MA05) Ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.
OBJETIVOS:
- identificar as frações;
-representar a idea de divisão ;
- identificar as frações equivalentes;
- ordenar os números racionais ;
- Comparar frações e números decimais .

*NÃO COPIE AS HABILIDADES NEM OS OBJETIVOS *


NÚMEROS DECIMAIS :  ADIÇÃO - SUBTRAÇÃO - MULTIPLICAÇÃO



Adição: para somar dois ou mais números decimais devemos colocar números inteiros sobre inteiros, vírgula sobre vírgula e os decimais sobre os decimais.

Exemplo:

        1
13 , 14→ Acrescentamos o zero para completar casas decimais.
+4 , 879
18 , 019 → Soma total

   2 ,127
+1 , 751 
  3 , 878     

Subtração: para subtrair dois números decimais devemos escolher o maior número e subtrair pelo menor, e o procedimento é  igual ao da  adição.

Exemplo:

  6  13
  7 , 3 7
- 2 , 8 0 →  acréscimo do zero para completar casas decimais.
  4 , 5 7 

Multiplicação: para multiplicar dois ou mais números decimais, não precisamos nos preocupar  com a posição da vírgula. Devemos proceder como a multiplicação de dois ou mais números quaisquer.
Após realizar a multiplicação é que vamos contar a quantidade de casas decimais e colocar no resultado do produto.

Exemplo:

 


   7, 80 - duas casas decimais 
  1,5 -  uma casa decimal                                                                                                         


             No resultado 11,700 vemos 3 casas         depois da vírgula  , pois somando as duas  casas da primeira parcela com a casa da  segunda dá 3 casas no resultado.                                    

ATIVIDADES:

Arme e efetue as multiplicações indicadas:

a) 3,25 x 19 =

b) 6,8 x 10 =

c) 1,43 x 6,4 =

d) 7,9 x 2,7 =

e) 3,4 x 3, 99 =

f) 6,1 x 8,5 =

g) 121 x 7, 4=

2) 
  










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