ENSINO RELIGIOSO - aula 19 de maio (5º 01) e 22 de maio (5º 03)



Ensino Religioso - 6º E - Vespertino
                              RITUAIS 

        Conforme o trabalho que vocês me entregaram ontem, vocês puderam ver que cada religião tem um tipo de ritual. 

    Rituais são ações relacionadas ao misticismo ou a religião . Pode ser cerimonial, quando há a necessidade de uma preparação quanto ao local, à vestimenta, aos materiais e aos instrumentos utilizados; ou psíquico, quando se pretende interferir e/ou transformar algo no mundo físico. Os rituais cerimoniais são aqueles que normalmente são usados em casamentos, batizados, velórios, formaturas e outros. Já os rituais psíquicos são usados para acionar ou bloquear energias e/ou forças sobrenaturais, criar, alterar e até desencadear forças naturais. 
    Como é de conhecimento comum, o ser humano participa de rituais desde os tempos antigos, e essa tradição vem se perpetuando de geração em geração.  Muitos dos rituais modernos remetem aos costumes antigos, como por exemplo, as cerimonias religiosas de maioridade, como, bar mitzvá (judaísmo) , primeira comunhão sagrada (catolicismo) , cerimônia do nascer do sol, etc.


ATIVIDADE:

A CAIXA DE PANDORA - um mito da Grécia antiga (3000a.C.)
          A Caixa de Pandora é um objeto extraordinário que faz parte da mitologia grega.Trata-se de um caixa onde os deuses colocaram todas as desgraças do mundo, entre as quais a guerra, a discórdia, as doenças do corpo e da alma. Contudo, nela havia um único dom: a esperança. O mito da Caixa de Pandora explica a criação da mulher, suas qualidades e suas fraquezas, tal como todos os males existentes no mundo

A caixa de Pandora
                   Zeus estava sentado em seu trono no alto do Monte Olimpo quando observou os humanos cozinhando e dançando em volta das fogueiras. Ele ficou muito enraivecido, pois o fogo havia sido um presente de Prometeu aos homens: - Os humanos merecem ser punidos por terem aceito esse presente! - disse Zeus, que resolveu colocar em prática um plano.  Ele pediu a seu filho Hefesto uma escultura em mármore da primeira mulher. Hefesto, que era um artesão muito talentoso, se inspirou em sua bela esposa, a deusa Afrodite, para realizar o trabalho. Depois de pronta a estátua, Zeus lhe deu no nome de Pandora. As deusas do Olimpo deram a ela muitos presentes. Atena soprou a vida dentro dela, Afrodite lhe vestiu com lindas túnicas, e outros deuses lhe deram bondade e paz.  Zeus levou Pandora à Terra, e todos os homens quiseram se casar com ela por culpa de sua beleza. Mas Zeus, responsável por sua criação, deu Pandora para Epimeteu como recompensa por seu árduo trabalho na criação dos animais.  Prometeu alertou seu irmão Epimeteu de que Zeus armava muitas ciladas. Mas Epimeteu estava tão apaixonado que não lhe deu ouvidos. Casou-se com Pandora, que ganhou de Zeus uma caixa cintilante, cheia de pedras preciosas, com o seguinte aviso: “Aconteça o que acontecer, não abra essa caixa. Nunca!” Epimeteu levou Pandora e a sua caixa para casa. A mulher não conseguia parar de pensar em seu presente, e vivia perguntando o que haveria dentro dessa caixa. Dia após dia, Epimeteu lhe falava que não interessava, e lembrava do recado de Zeus:  “Aconteça o que acontecer, não abra essa caixa. Nunca!” Pandora ficava cada vez mais curiosa. Um dia ela levou a Caixa para um canto da casa, e resolveu dar somente uma espiadinha para ver o que existia dentro dela.  Bem devagar, abriu a tampa da caixa…  Imediatamente começaram a sair lá de dentro coisas horríveis. A Inveja e a Ganância saíram voando de dentro da caixa. O ódio e a dor tomaram conta de tudo. Doença, Fome e Pobreza gemiam e tentavam agarrar Pandora. A Guerra e a Morte pulavam e rodavam no ar. Todos os males do mundo saíram de dentro dessa caixa.  Rapidamente, Pandora fechou a caixa. Amargamente arrependida, ela disse: - O que eu fiz? Dentro da caixa, sobrou somente a esperança. É por isso que, por pior que as coisas estejam, e mesmo que tenham muitos problemas, os humanos ainda conseguem acreditar que tudo pode melhorar no futuro. 
 Fonte: adaptado de ALEXANDER, Heather “Mitologia Grega. Uma introdução para crianças. Histórias de  deuses, deusas, heróis, monstros e outras criaturas míticas.” Panda books, 2013. 
- Vamos fazer a nossa caixa de pandora.Vocês deverão pegar uma caixa, não precisa ser muito grande e decorar ela por fora a gosto de cada um. 
- Dentro da Caixa de vocês, em papéis (que podem ser coloridos ou não) , vocês colocarão todos os males do mundo para que fiquem guardados , lacrados dentro dela. 
- O objetivo, através dessa atividade, é nos livrarmos de todo o mal que nos rodeia, de todas as coisas ruins, e deixando de fora da caixa apenas a esperança.
- Usem a criatividade maravilhosa de vocês, pois tenho recebido trabalhos divinos.
- No dia 02 de junho vocês me enviarão um vídeo falando sobre a experiência desse ritual de se "livrar" de tudo que é ruim. Eliminar os problemas dia após dia da vida, não permitindo que façam parte da vida de vocês. E colocando sempre a esperança e a fé de um dia melhor. 

Comentários

Postar um comentário