CIÊNCIAS - AULA DIA 14 DE MAIO (2 PERÍODOS)

Vejam os vídeos abaixo sobre os estados físicos da matéria e as suas mudanças.

ATIVIDADES 

RESPONDA:
1) O que você entendeu a respeito da matéria? 
2) Com relação aos estados físicos da água, sólido, líquido e gasoso. Somente a água passa por essas propriedades ? Dê outros exemplos.
3) Cite 6 exemplos de matéria, dois exemplos para cada propriedade:
    sólido:
    1____________________________
    2___________________________
    líquido 
    1___________________________
   2___________________________
   gasoso
    1___________________________
    2___________________________

EXPERIÊNCIA:
- Com a supervisão de um adulto,  façam uma das  experiências abaixo, claro que ela deve ser registrada em forma de vídeo e enviada dia  21/05/2020, neste vídeo vocês vão explicar a experiência e quais  as conclusões que chegaram.   ENVIEM SOMENTE NA DATA SOLICITADA , NÃO ENVIEM ANTES.


CONTINUAÇÃO DO TEXTO 

- DENSIDADE: Flutua ou afunda? Vocês já viram esse jogo?  Como se comportam determinados objetos quando colocamos eles na água?  Isso ocorre por causa da densidade dos objetos. Densidade é  a relação entre a massa (m) da matéria e o espaço (volume) que ela ocupa.  
Exemplo: a Densidade da água é maior que a densidade da madeira, por isso a madeira flutua na água . 
Veja: Se tivermos 50 ml de água , ela terá sua massa(peso) medindo 50g, logo a densidade da água é igual a 1g/ml, porque para saber a densidade de um objeto eu preciso dividir o valor do seu peso pelo valor do seu volume. A densidade da água SEMPRE SERÁ  de 1g/ml, pois mesmo que eu tenha 600 ml de água eu terei automaticamente 600g de água e se dividir 600/600 = 1 g/ml

Com certeza, você deve estar se perguntando por que conhecer a densidade de um material é importante, não é mesmo?

A resposta é simples. Conhecer a densidade é importante porque é a propriedade utilizada, por exemplo, para explicar o porquê de uma matéria flutuar em outra, quando ambas são líquidas, ou quando uma é sólida e a outra é líquida.

A explicação para o óleo flutuar na água envolve dois aspectos:

 o primeiro é que ele não se dissolve na água;

 o segundo é que ele apresenta uma densidade menor que a da água. 

Assim, sempre que compararmos a densidade entre materiais, é importante também conferir a solubilidade, que é a propriedade que um material apresenta em dissolver outro.

Podemos, ainda, modificar a densidade de um material dissolvendo outro nele, como quando dissolvemos sal  na água. Quando um material é dissolvido em outro, a tendência é a que a densidade aumente. Veja o caso abaixo:  Faça essa experiência em casa e comprove. 


Modificação da densidade do líquido

Quando colocado em água, um ovo de galinha afunda porque sua densidade é maior que a do líquido. Se dissolvermos sal na água, a densidade desse líquido aumenta, consequentemente, o ovo deverá flutuar.

alteração do estado físico do material também modifica a densidade, e isso pode ser facilmente observado pela adição de alguns cubos de gelo em um copo com água. Nesse caso, a água no estado sólido (gelo) é menos densa que a água no estado líquido.


Gelo flutuando na água líquida
 


-SOLUBILIDADE : é a característica que uma determinada matéria apresenta de dissolver outra. A água, por exemplo, tem a capacidade de dissolver o cloreto de sódio (sal de cozinha). Mas ela não  dissolve o óleo de cozinha . 
Mistura formada por água e óleo
                           Água e óleo não se misturam, logo não há a solubilidade 

A água é muitas vezes chamada de “solvente universal” porque ela consegue dissolver uma quantidade muito grande de solutos. 


Soluto - substância que será dissolvida, numa quantidade de solvente .

Solvente -substância presente em maior quantidade, que dissolverá o soluto. 

           A capacidade que uma substância apresenta de ser dissolvida em outra recebe o nome de solubilidade

Mas, por que as substâncias se misturam, de modo a formar uma solução, enquanto outras não o fazem? Por que a água pode se misturar com o álcool, mas não com a gasolina, por exemplo?

No entanto, a solubilidade dos materiais em água não ocorre da mesma forma.  Veja algumas possibilidades:

  • Infinitamente solúveis: O álcool é um exemplo de material que se dissolve na água independente da quantidade adicionada;
  • Solúveis: O sal se dissolve na água, mas para cada temperatura ele possui um tipo de solubilidade, isto é, uma quantidade máxima de sal que será dissolvida em determinada quantidade de água, 
  • Pouco solúveis: São aqueles materiais que se dissolvem em pequena quantidade na água, como é o caso do café em pó;
  • Insolúvel: O ferro não se dissolve em água em nenhuma proporção.

Além disso, a água não é o único solvente que existe. Todo material que dissolve outra substância é um solvente.  Além disso, uma mesma substância possui diferentes solubilidades em diferentes solventes. Enquanto o sal é solúvel na água, ele é praticamente insolúvel na acetona. Outro exemplo é que o álcool é solúvel tanto na água quanto na gasolina, mas a água e a gasolina não se misturam.


ATIVIDADE:

Façam o experimento a seguir:

  • Utilizem  os seguintes materiais:
    • Talco;
    • Isopor;
    • Sal;
    • Açúcar refinado;
    • Acetona  e água 
    • Colher pequena (pode também ser usada a tampa de uma caneta ou uma espátula pequena).

Comentários

Postar um comentário